Eleições 2018

Dória desembarca em São Luís, mas nega agenda de campanha

Prefeito de São Paulo diz que atendeu a convite de amigos; tucano afirma que Roberto Rocha tem "qualificações" para ser candidato a governador

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
João Doria com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin
João Doria com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (Joao doria)

Apenas dois dias depois de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmar que aceitará a missão de presidir o PSDB – o que praticamente garante que ele será o candidato a presidente da República do partido -, o prefeito da cidade de São Paulo, João Dória, desembarca em São Luís hoje em mais uma das agendas que sugerem movimentos pré-eleitorais.

Até bem pouco tempo apontado como um dos presidenciáveis tucanos, contudo, ele nega que esteja em campanha pela Presidência.

“É uma agenda do prefeito da cidade de São Paulo, que visita São Luís nessa condição. Não estou fazendo a visita na condição de pré-candidato, de candidato, de nada. Estou apenas atendendo a um convite de pessoas amigas, numa cidade amiga e num estado de pessoas que me são muito próximas”, disse, em entrevista exclusiva a O Estado.

Segundo ele, o anúncio sobre o nome do pré-candidato do PSDB a presidente da República será feito na semana que vem, durante a convenção da sigla.

“Nós vamos anunciar no dia 9 de dezembro [o nome do pré-candidato a presidente], na convenção nacional do PSDB, na semana que vem”, destacou.

Agenda – Durante sua passagem pela capital maranhense, Dória cumprirá extensa agenda política e de gestão.

Pela manhã, o primeiro compromisso será na sede do Grupo Mirante, onde o tucano tem reunião agendada com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Depois disso, participará de um almoço promovido por entidades ligadas à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). A empresários maranhenses, proferirá a palestra “Gestão para Resultados”, apresentando experiências exitosas à frente da capital paulista.

“Primeiro objetivo é atender ao convite que me foi feito para voltar ao Maranhão, um estado pelo qual eu tenho estima muito grande e há muito tempo que não tinha oportunidade de voltar e a convite da Fiema vou participar desse almoço amanhã [hoje]”, destacou.

Ele também falou sobre o encontro com a ex-governadora. “Vou atender a um convite para fazer uma visita à ex-governadora Roseana Sarney na TV Mirante e reencontrar bons amigos que fiz no Maranhão”, completou.

À tarde, o prefeito proferirá uma segunda palestra, a alunos de uma universidade privada de São Luís, e encerrará os compromissos no Maranhão com uma reunião com o senador Roberto Rocha, pré-candidato a governador pelo PSDB.

Roberto Rocha tem qualificações, diz Dória

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), comentou em entrevista a O Estado a situação do PSDB no Maranhão. Atualmente acéfalo, o partido deve ser comandado pelo senador Roberto Rocha, que desponta, também, como pré-candidato a governador.

Para o gestor da maior cidade brasileira, Rocha “tem todas as qualificações” para pleitear a candidatura.

“As decisões são locais e são respeitadas. O senador Roberto Rocha tem todas as qualificações para assumir essa condição, se assim desejar, e obviamente submetendo o seu nome à convenção estadual do PSDB”, destacou.

Dória diz esperar, a partir da convenção estadual, a pacificação do partido, principalmente levando-se em conta que o principal objetivo das articulações estaduais é garantir palanques fortes para a candidatura presidencial da legenda.

“[Espero do PSDB do Maranhão] Conciliação, bom entendimento e a consolidação para que, com o novo presidente, o PSDB no Maranhão possa seguir sua rota, quem sabe até ter um candidato ao Governo do Estado e, com isso, criar, também, palanque e condições para as propostas do PSDB na eleição de 2018”, comentou.

Classe empresarial maranhense

receberá prefeito João Doria Júnior

Prefeito de São Paulo veio a São Luís a convite de sete entidades de classe, para ministrar a palestra “Gestão para Resultados”, como parte de uma agenda que ele vem realizando nos estados da região Nordeste

O prefeito de São Paulo, João Doria Júnior, participa hoje, ao meio-dia, de almoço com a classe empresarial maranhense, no Vila Realle Buffet, em São Luís, onde ministrará a palestra “Gestão para Resultados”, como parte de uma agenda que ele vem realizando nos estados do Nordeste.

A iniciativa de trazê-lo a São Luís partiu da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME-MA), Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, o convite para o prefeito vir a São Luís partiu do intuito de trazer à classe empresarial exemplos de boas práticas de gestão e alcance de resultados. “Somos uma entidade apartidária e entendemos que trazer o case do prefeito João Doria Júnior para São Luís é uma oportunidade de conhecer de perto a história de um empreendedor de sucesso com experiência nas áreas pública e privada. Esperamos que os empresários possam, através do exemplo, acreditar na mudança e se encorajarem a participar cada vez mais dela”, destacou o presidente da ACM.

Já o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, ressaltou a importância de conhecer os novos modelos adotados em São Paulo. “A vinda do prefeito João Doria vai proporcionar ao empresariado conhecer as parcerias que estão sendo feitas pela prefeitura de São Paulo e a inciativa privada”.

“O João Dória é um ícone do mundo empresarial brasileiro pela eficiência com que conduz seus negócios e, agora, na administração de São Paulo, tem buscado resolver os problemas da cidade por meio de parceria com a iniciativa privada. Nesse encontro dele com a classe empresarial maranhense podemos aprender muito sobre essas experiências exitosas e práticas de gestão que podem fazer a diferença nas empresas e instituições públicas”, afirmou Fábio Ribeiro, presidente da CDL São Luís.

Sobre Doria

João Doria Júnior começou a trabalhar aos 13 anos de idade. Aos 18 anos já era diretor de uma rede de televisão. Saiu de uma escola particular e foi estudar em um colégio público, em um curso noturno, para durante o dia, trabalhar numa agência de publicidade.

Aos 38 anos fundou e hoje preside a LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, com mais de 400 empresas, que juntas representam cerca de 40% do PIB privado nacional. Preside o Grupo Doria, grupo de Comunicação e Marketing, composto por cinco empresas: Doria Administração de Bens, Doria Internacional, Doria Editora, Doria Eventos e Doria Marketing & Imagem.

Em relação ao Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, do qual Doria faz parte, seus membros são nomeados pelo governador do Estado, prestam serviços não remunerados, que são considerados serviços públicos, sob a presidência da esposa do Governador do Estado. João Doria Júnior apresentou semanalmente, na televisão, um programa de entrevistas, Show Business.

Candidato à prefeitura da cidade de São Paulo, pelo PSDB, foi eleito no dia 2 de outubro de 2016, com 53,29% dos votos, tornando-se o primeiro candidato a vencer no primeiro turno em São Paulo, desde 1992. João Doria tem como vice o deputado federal Bruno Covas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.