Não deu!

Sem "escutar" o Moto, FMF manteve a tabela do Maranhensense

A medida não agradou a dirigentes do Moto Club, Sampaio Corrêa e Maranhão, que desejavam mudanças em mandos de campo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Marcinho, técnico do Moto, durante apresentação do elenco para 2018
Marcinho, técnico do Moto, durante apresentação do elenco para 2018 (MARCINHO MOTO )

SÃO LUÍS - O Moto Club foi o grande derrotado na reunião do Conselho Arbitral promovida pelo departamento de competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF), onde foram apresentados o Regulamento e a Tabela definitivos do Campeonato Maranhense 2018. A reunião aconteceu na noite da segunda-feira, no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), com a presença dos representantes legais de todos os clubes que irão disputar o torneio. O início foi antecipado em um dia e o primeiro jogo da competição entre Imperatriz x Papão do Norte, dia 20 de janeiro, no Frei Epifânio d’Abadia, em Imperatriz.

A diretoria do Moto, questionou os mandos de campo, saiu de mãos abanando. O clube queria o reordenamento por meio de sorteio, pois se sentiu prejudicado por jogar três das sete partidas da primeira fase fora de São Luís e comparou com a tabela de outras equipes. Porém, o departamento jurídico da FMF divulgou suas decisões sobre as manifestações formais apresentadas pelos motenses ao Regulamento do Campeonato Profissional de 2018. É que, segundo ato decisório da Federação FMF, “não há qualquer previsão no ordenamento jurídico do direito desportivo pátrio que possibilite insurgência com relação exclusiva à confecção da tabela de competições”.

O vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, também falou sobre a manutenção da tabela do campeonato, já divulgada na primeira reunião de proposta do regulamento. “O Estatuto do Torcedor prevê a contestação do regulamento, por qualquer interessado. As que tiveram foram analisadas, algumas consideradas e outras não. Tabela não há amparo legal. A ideia proposta sugeria “sorteio”, o que coloca em risco a uniformidade, com a possibilidade de um time da capital ser sorteado pra ser visitante contra adversários da Ilha, e faria demais jogos como mandante, ou seja, todos sem viagem’, explicou

Assim, a Tabela anteriormente publicada deverá ser mantida, salvo alterações que sejam necessárias para adequação de calendário e transmissões, conforme possibilita o Estatuto do Torcedor.

Já o Sampaio Corrêa teve seus pleitos atendidos: a retirada do desconto de 2,5% da renda da partida que seria destinada ao fomento das categorias de base; adequação na redação do artigo que tratava da condenação em multa de R$5.000,00 por jogo em caso de comprovada inadimplência ao pagamento de jogadores durante a competição.

Por sua vez, a polêmica manifestação do clube Rubro Negro foi indeferida, sob o argumento de ausência de possibilidade jurídica do questionamento da matéria.

Outro assunto bastante abordado na reunião foi a qualidade dos estádios que sediarão os jogos do campeonato. A FMF anunciou que os estádios devem ter os laudos previamente apresentados para poderem, assim, receber os jogos. O vice-presidente de Competições destacou que cada clube tem que jogar em seu município sede. Como manda o Estatuto do Torcedor.

Hans Nina utilizou o exemplo do São José de Ribamar para explicar que, em caso de solicitação de mudança de estádio, quando mandante, por razões especiais comunicadas em tempo hábil à FMF, e o São José tiver que jogar na cidade de São Luís, o jogo será de portões fechados para torcedores, caso o adversário seja um clube da capital. Isso para evitar a caracterização de inversão de mando, o que é proibido por Lei, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

“Quanto ao São José, terá que jogar em sua sede. Na impossibilidade, pode jogar em outros campos, desde que esses campos atendam todos os laudos. Contra times de São Luís, quando for mandante, não poderá jogar de portões abertos, pois isso caracteriza inversão de mando, prática vedada”, finalizou Hans Nina.

Veja abaixo a tabela do Campeonato Maranhense 2018

1ª rodada – 20/01

Imperatriz x Moto Club

1ª rodada – 21/01

Sampaio x Bacabal

Cordino x Santa Quitéria

São José x Maranhão

2ª rodada – 28/01

Santa Quitéria x Sampaio

Maranhão x Cordino

Bacabal x Imperatriz

Moto Club x São José

3ª rodada – 04/02

Sampaio x Moto Club

Cordino x Bacabal

Santa Quitéria x Maranhão

Imperatriz x São José

4ª rodada – 18/02

Imperatriz x Sampaio

Cordino x Moto Club

Bacabal x Maranhão

Santa Quitéria x São José

5ª rodada – 25/02

Maranhão x Sampaio

São José x Cordino

Bacabal x Moto Club

Imperatriz x Santa Quitéria

6ª rodada – 04/03

Sampaio x Cordino

Maranhão x Imperatriz

Bacabal x São José

Moto Club x Santa Quitéria

7ª rodada – 07/03

Moto Club x Maranhão

São José x Sampaio

Cordino x Imperatriz

Santa Quitéria x Bacabal

Fase semifinal – 18 e 25 de março

Fase final – 1º e 8 de abril

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.