Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
A PROCURADORA de justiça Rita de Cássia Maia Baptista, que tomou posse para mais um biênio à frente da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão e nesta quinta-feira assume a presidência do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público, entre seus colegas de Procuradoria, o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, e o procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa
A PROCURADORA de justiça Rita de Cássia Maia Baptista, que tomou posse para mais um biênio à frente da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão e nesta quinta-feira assume a presidência do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público, entre seus colegas de Procuradoria, o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, e o procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa
O desembargador Ricardo Duailibe está participando da XXIII Conferência Nacional da OAB, em São Paulo, no Painel: Desafios Contemporâneos para o Direito Eleitoral-Partidos Políticos entre Democracia e o Autoritarismo. Na foto, Ricaro com o Ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
O desembargador Ricardo Duailibe está participando da XXIII Conferência Nacional da OAB, em São Paulo, no Painel: Desafios Contemporâneos para o Direito Eleitoral-Partidos Políticos entre Democracia e o Autoritarismo. Na foto, Ricaro com o Ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

[e-s001]
Édipo Rei
Escrita por Sófocles, um dos três trágicos gregos, o mito dramático Édipo Rei mantém seu interesse há mais de vinte e quatro séculos.
Ao contar sua história, a de um incansável detetive, que ao encerrar sua investigação conclui que o criminoso que busca é ele mesmo, o dramaturgo faz de Édipo Rei a mais perfeita de todas as tragédias gregas.
Através da urdidura de sua trama, do desenho magistral de seu personagem título e de todos os personagens que o entremeiam, do resumo da humanidade que traça através dos coadjuvantes, da beleza sem par dos versos com que um coro sublinha e comenta os mais importantes momentos da ação, reside, em Édipo Rei o permanente fascínio e a perene magia que seduzem as plateias de todo o mundo há mais de dois mil
e quatrocentos anos.
Um dos espetáculos mais vistos em São Luís na década de 1990, Edipo Rei será reapresentado pela Coteatro, que usa a mesma fórmula de interação com o patrimônio histórico e arquitetônico de São Luís para encenar a peça. Ontem, o Sítio do Físico; hoje, o Convento das Mercês, onde o público além de deleitar-se com a insuperável obra de Sófocles terá a oportunidade de conhecer o exuberante edifício que teve sua construção iniciada em 1654.


Édipo Rei 2
A Companhia Oficina de Teatro foi criada em agosto de 1989 com a finalidade de priorizar a pesquisa das linguagens cênicas e realizar montagens de espetáculos, valorizando a dramaturgia clássica sem desprezar os textos produzidos no universo regional.
Assim, estará ao alcance do público maranhense, de 30 de novembro a 2 de dezembro, a tragédia do homem que, impotente diante do destino traçado pelos deuses, mata o pai e casa-se com a própria mãe.
A peça, aliás, foi a base para a teoria de Complexo de Édipo de Freud: quando uma criança atinge a maturidade sexual, ela entende as diferenças entre os sexos e tem sentimentos contraditórios de amor e hostilidade (amor à mãe e ódio ao pai), provando a importância da obra.

Édipo Rei 3
Michel Foucault considera a tragédia Édipo Rei como uma história de saber-poder da qual emerge, no nascente direito grego, a prática do inquérito. Para ele, a trama discorre acerca da repressão que pesa sobre os sistemas ocidentais de verdade. Se de alguma maneira há uma determinação edipiana no Ocidente, esta não está no nível do desejo, como acredita a psicanálise, mas se encontra no interior do sistema de coações que sustenta, desde a Grécia, o discurso sobre a verdade e que se expressa a partir da exigência política, jurídica e religiosa de converter o acontecimento num fato conservado definitivamente por meio da comprovação das testemunhas.
Édipo é, em síntese, uma história da verdade, em que há um crime que precisa ser desvendado e um criminoso a ser punido, e cada uma das partes da investigação atende rigorosamente às leis da época.

40 anos depois...
Neste sábado, 2 de dezembro, os formandos do ensino médio de 1977 do Colégio Dom Bosco do Maranhão estarão comemorando, com um almoço, os 40 anos da formatura.
Amigos de vários estados virão para a comemoração. E estarão vestidos com camisas e bonés com a logomarca da escola. Mais de 50 pessoas confirmaram presença no evento que será recheado de lembranças da escola da Rua do Passeio.
Entre os formandos a educadora Elizabeth Rodrigues (sócia da escola), a jornalista Silvia Helena Moscoso, Sandra Tavares Padilha (funcionária pública), Aldenora Bello de Sá (engenheira civil), Alzira Lula (fisioterapeuta ocupacional), Maria Luíza Miranda (jornalista), Sebastião Brito Filho (médico), Jorge Duailibe (médico), Emílio Murad (ex-superintendente da Caixa no Maranhão).
Tem ainda Sarney Neto (ex-deputado), Silvia Lobão (dentista), Sônia Amaral (juíza), Clara Brasil (psicóloga), Maria Olivia Ferreira e Maria de Fátima Ferreira (herdeiras do Grupo Lusitana).

Posse da Ouvidora do MPMA
Reeleita no fim de outubro pelo Colégio de Procuradores de Justiça, a procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Baptista foi empossada esta semana para mais um biênio à frente da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão. Na sequência, Rita de Cassia será anunciada, nesta quinta-feira, em Macapá (AP), como a nova presidente
do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público, substituindo Rose Meire Cyrillo, ouvidora do Ministério Público
do Distrito Federal e Territórios.

TRIVIAL VARIADO

Minha afilhada de casamento, Yeda Salim Rosa (com o jornalista José Salim Rosa) chega hoje aos 70 anos. Um culto doméstico, liderado pela
pastor Samuel do Prado, da Igreja Presbiteriana Independente, celebrará a data, entre
parentes e amigos mais chegados.

Destaque no segmento de medicamentos manipulados, a Formulare da empresária Elyjane Ribeiro Kzam, realiza um grande evento no próximo dia 30. A solenidade voltada para a classe médica, contará com um workshop sobre Modulação Metabólica e com o lançamento do livro Fundamentos de Psoríase, da dermatologista Sueli Coelho.

Algumas empresas sediadas em São Luís resolveram fazer um Natal diferente. É o Natal Social voltado a ações que possam ser revertidas financeiramente às instituições sociais.

No assunto: uma grande ação na cidade, e que beneficiará a Fundação Antônio Bruno, está sendo preparada pela Construtora Amorim Coutinho
e terminará com um super show de um dos
maiores nomes da MBP. É aguardar e conferir.

DE RELANCE

A Garota Ideal
Dirigido por Craig Gillespie, o filme “A Garota Ideal” será exibido hoje, durante o Cine Sublime, desenvolvido pelo Centro Psicanalítico do Maranhão – OrLa. A exibição ocorre a partir das 16h, na sede da instituição, no Edifício Monumental, sala 639, no Renascença. Logo em seguida haverá uma roda de discussões com base nos temas abordados no filme, com comentários do psicanalista argentino Alberto Saúl e coordenação de Ana Ayan.

A Garota Ideal 2
Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, A Garota Ideal é uma das produções mais interessantes lançadas no Brasil em 2007, embora tenha encontrado forte concorrência e terminado passando despercebido pelo público, apesar do forte reconhecimento crítico. Vale conferir esta história inusitada e singela, dotada de uma melancolia e de uma delicadeza ímpar, que apesar do início esquivo termina por conquistar até mesmo os
mais desconfiados.

A Garota Ideal 3
O cenário surreal que se instaura lá pela metade de “A Garota Ideal” só é superado pela total simpatia que o projeto adquire aos olhos de quem o assiste. Sim, é absurdo esperar que um público tão fugaz como o de hoje acredite que uma cidade inteira possa compactuar com uma brincadeira sem um propósito definido além de procurar entender o outro. Mas é justamente por esta compreensão com aquele que é diferente que o filme assume um valor muito maior do que o imaginado. O filme nos coloca diante de uma fábula, e como tal deve ser encarada: um conto mágico, porém dotado de uma mensagem valiosa e que deve ser analisada e absorvida com entusiasmo.

Leilão Solidário
A Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME-MA) realiza II Jantar Leilão Solidário, nesta quinta-feira, na casa de eventos Palácio Luís XIII, das 19h às 22h, com o objetivo de arrecadar recursos para o Educandário Santo Antônio e para a Casa Sonho de Criança. Irão a leilão mais de cem lotes que incluem marcas reconhecidas no mercado internacional e nacional de moda, peças de arte e decoração, joias, pacotes de viagem, tratamentos estéticos e outros produtos doados por empresas associadas ou não à entidade. Os ingressos para
o II Jantar Leilão da AME estão à venda com a
diretoria da AME e no salão DOT Beauty.

Mãos à Obra
A Galeria de Arte do Sesc Centro recebe o público até dia 19 de dezembro para a 20ª edição do Projeto “Mãos à Obra” com a Exposição “Sentir Prá Ver”, que traz 14 reproduções fotográficas do acervo da pinacoteca do estado de São Paulo. A mostra fica aberta ao público das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Agendamento de visitas mediadas pelo telefone 3216.3830

Cortejo de Papai Noel
A exemplo do que acontece mundialmente no comércio, a figura carismática do Papai Noel toma conta das ruas e dos principais centros de varejo, para alavancar vendas e também criar experiências afetivas e diferenciadas junto ao público, em especial o infantil. Em São Luís, a Rua Grande, maior centro varejista popular da capital maranhense, recebe nesta sexta-feira, 1 de dezembro, o cortejo natalino da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís com o Papai Noel e seus ajudantes, fazendo a abertura oficial da temporada natalina do comércio lojista.

Workshop Jurídico
Na presidência do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), o advogado Ulisses César Martins de Sousa comandará, nesta quinta-feira, um workshop voltado para profissionais do Direito, com a participação de palestrantes renomados, como é o caso do advogado João Addario Júnior, que falará sobre o tema “Aplicação de Ferramentas de Gestão e Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento da Sociedade de Advogados”. Já a abordagem sobre o “Direito e Tecnologia da Informação: Prática da Advocacia no Limiar da Inteligência Artificial”, estará aos cuidados do advogado Alexandre Rodrigues Atheniense.

Para escrever na pedra:
“O importante é ter enxutos os olhos e a intenção de madrugar”. Bradou em momento de transe o
cronista Paulo Mendes Campos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.