Ação

Dependentes de drogas ganham oportunidade de recuperação

Operação tem objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecer tratamento eficiente; dos 15 alcançados pela ação, quatro aceitaram tratamento

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]Quatro dependentes de drogas que circulavam na área da feira do João Paulo, em São Luís, foram encaminhados, ontem, para tratamento de recuperação. O resgate foi fruto de uma operação realizada pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Secretaria de Assistência Social da capital maranhense, que tem a finalidade de recuperar os dependentes e combater o tráfico na região. A ação abordou 15 usuários e 11 deles optaram em permanecer nas ruas, usando entorpecentes. Uma faca foi apreendida.

Os quatro dependentes que acetaram participar do tratamento foram encaminhados ao Caps AD.
De acordo com o titular do 1° Distrito Policial (DP), delegado Joviano Furtado, a operação é a 11ª realizada em São Luís e a terceira no João Paulo. “Depois que começamos com essas operações, mais de 100 usuários de drogas aceitaram fazer o tratamento para se recuperar da dependência. Nossa finalidade é recuperar esses dependentes químicos e reinseri-los na sociedade”, afirmou Furtado.

Durante a ação, os usuários de drogas passaram por exames médicos, como aferição de pressão arterial e de índice glicêmico, teste de HIV, hemograma, entre outros. Comerciantes da feira também puderam usufruir dos serviços de saúde.

[e-s001]O delegado Joviano Furtado explicou que os resgatados têm acesso a capacitação profissional no decorrer do tratamento. “No dia a dia do tratamento de combate à dependência química, os resgatados têm acesso a cursos profissionalizantes para facilitar a inserção deles no mercado de trabalho”, finalizou.

SAIBA MAIS

Esta foi a terceira incursão no João Paulo, por ser um bairro onde há grande número de usuários de drogas.

CAPS AD

O Atendimento no Caps AD é diário, onde os usuários chegam às 7h e o término das atividades é às 18h. No local eles fazem atividades físicas, laborais, participam de oficinas e são acompanhados de perto por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais entre outros. No momento em que chegam ao Caps, os usuários passam pelo aconselhamento, recebem alimentação e higienização além de avaliação psicológica. Os usuários que se dispuserem a se internar e não tiverem familiares na cidade são encaminhados para a Unidade de Acolhimento Transitório/Unidade de Internação (UAT), na Cohab. Se houver condições de fazer o tratamento apenas no CAPS, a família do paciente é contatada para apoiar o tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.