Sujeira

Terrenos baldios acumulam lixo em bairros de São Luís

Na Rua São Raimundo, no Jardim Eldorado, por exemplo, dois terrenos estão cheios de lixo, que já ocupa parcialmente a via bem como as calçadas, dificultando o tráfego de veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Terreno na Rua São Raimundo, no Jardim Eldorado, foi transformado em lixão
Terreno na Rua São Raimundo, no Jardim Eldorado, foi transformado em lixão ( Terreno na Rua São Raimundo, no Jardim Eldorado, foi transformado em lixão)

SÃO LUÍS - Lixo doméstico, móveis e eletrodomésticos. Isso é o que pode ser encontrado em terrenos baldios e áreas que ficam às margens de ruas de bairros como Jardim Eldorado e Turu. O problema tem chamado atenção de quem passa por esses locais.

O principal fator prejudicial desse acúmulo de lixo, que normalmente é depositado pelos próprios moradores da área, é a proliferação de insetos e mosquitos, como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, bem como outras doenças.

Ainda outro transtorno resultante desse problema é o fato de que o trânsito fica obstruído em algumas dessas ruas. É o caso da Rua São Raimundo, no Jardim Eldorado, onde dois terrenos estão cheios de lixo, que já ocupa parcialmente a via bem como as calçadas. Em dois pontos da rua o lixo está em pontos de mão e contramão, fazendo com que os condutores precisem fazer manobras para desviar.

Situação parecida ocorre em outras duas ruas. Uma na Rua Jari, que está com grande acúmulo de lixo em um terreno baldio próximo a residências, e outra na Rua da Primavera onde, apesar de um muro próximo ao terreno identificar que é proibido jogar lixo ali, muito entulho e objetos diversos foram descartados no local

Ações de limpeza

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís informou, por meio de nota, que estaria realizando no dia de ontem, 27, ações de limpeza no Jardim Eldorado/Turu e que as ruas São Raimundo, Jari, Retiro Natal e a Travessa Eurípedes Bezerra estão passando por serviços de capina e remoção do lixo acumulado.

O órgão informou ainda que a coleta nas residências do bairro está sendo feita regularmente toda terça-feira, quinta-feira e sábado, no período diurno. O Comitê destaca ainda que o apoio da população é fundamental para a manutenção da limpeza urbana.

O Comitê também pede o apoio da população para combater o descarte irregular de resíduos e informa que materiais recicláveis e resíduos não coletados, através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados no EcopontoTuru, localizado no Habitacional Turu, na Travessa G, próximo ao antigo Supermercado Mateus da Avenida São Luís Rei de França.

Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira à sábado e a população pode fazer o descarte. O Comitê ressalta ainda que irá reforçar o monitoramento nos bairros Turu/Jardim Eldorado, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.