Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
GRUPO SÓ DE mulheres reunido no Kitaro do São Luís Shopping, ontem, para festejar a nova idade de Ana Elvira Buhatem, que é vista na foto com suas amigas Ligia Silva, Lueny Veras Murad, Ana Paula Barros, Ana Lúcia Albuquerque, Cida Valadão, Flávia Ferraz, Melina Fernandes, Thatiana Bandeira e Rose Medeiros
GRUPO SÓ DE mulheres reunido no Kitaro do São Luís Shopping, ontem, para festejar a nova idade de Ana Elvira Buhatem, que é vista na foto com suas amigas Ligia Silva, Lueny Veras Murad, Ana Paula Barros, Ana Lúcia Albuquerque, Cida Valadão, Flávia Ferraz, Melina Fernandes, Thatiana Bandeira e Rose Medeiros
Maranhense há muitos anos radicada nos Estados Unidos, Fides Ostbye (na foto com Rose Medeiros, o Repórter PH e Reges Fialho) está revendo seus parentes e amigos e jantou, domingo, no restaurante Cabana do Sol
Maranhense há muitos anos radicada nos Estados Unidos, Fides Ostbye (na foto com Rose Medeiros, o Repórter PH e Reges Fialho) está revendo seus parentes e amigos e jantou, domingo, no restaurante Cabana do Sol
Os diretores da Febracis São Luís e master coaches Lia e Fábio Silva comemoram hoje o excelente ano da atuação da empresa, com a realização da festa de certificação Green e Golden Belt da Febracis, a maior festa de certificação em coaching do Brasil
Os diretores da Febracis São Luís e master coaches Lia e Fábio Silva comemoram hoje o excelente ano da atuação da empresa, com a realização da festa de certificação Green e Golden Belt da Febracis, a maior festa de certificação em coaching do Brasil

Lamparina estreia nacional
O terceiro longa-metragem de Frederico Machado, que já dirigiu O exercício do caos
e O signo das tetas, filmes premiados e que tiveram grande repercussão em festivais e foram muito bem recebidos pela crítica especializada, tem estreia nacional na próxima quinta-feira, dia 30.
Trata-se de Lamparina da Aurora, um suspense psicológico que conta a estória de um casal de idosos que recebe todas as noites a visita de um jovem misterioso.
Assim como fez o diretor Tengiz Abuladze em The Plea (1967) – filme inteiramente baseado na poesia de Vazha Pshavela – Frederico Machado fez Lamparina da Aurora baseado na obra poética de seu pai, o poeta Nauro Machado (in memoriam).
O diretor, porém, foi além: não apenas incorporou os versos como também pôs o próprio poeta a declamar a estória.
Nauro Machado interpreta um ser onisciente, que ora aclara ora obscurece os mistérios da trama.
Com uma fotografia impecável e a preciosa narração do consagrado poeta maranhense de “Noite Ambulatória”, o longa é uma fábula sobre o tempo,
o limbo e a solidão.

Lamparina estreia 2
Filme menos hermético que os dois anteriores, Lamparina da Aurora, tem um elenco enxuto, composto por três atores experientes – Buda Lira (Aquarius), Antônio Sabóia (O Lobo Atrás da Porta) e Vera Leite – que se comunicam entre si, em cena e com o público, de forma tão concreta que dispensa a oralidade.
Lamparina da Aurora é um thriller com referências a filmes de Hitchcock e Mário Brava. As referências, porém, ultrapassam filmes (ou cineastas) de gênero, vez que toda a obra do diretor se aproxima do cinema existencial de Bergman, Bela Tarr e Tarkovski.
A trama segue o ritmo da poesia de Nauro Machado e vai do fantasmagórico ao onírico, sem comprometer o
alcance da experiência cinematográfica para o espectador ou prejudicar a transcendência de seu significado.

Jogos do Sesi
A edição estadual dos Jogos do Sesi foi prestigiada por atletas renomadas, como a maranhense Camila Hiluy, destaque na natação maranhense, vencedora da etapa mundial da competição do Sesi, em 2012, e a mineira Isabela Muniz, ex-jogadora de vôlei dos times Praia Clube, Maranhão Vôlei, que já disputou a Superliga
Feminina de Vôlei.

Sabores do Maranhão
Os sabores da culinária maranhense ganharão destaque na Semana da Gastronomia Regional que será realizada no Rio de Janeiro, nos
dias 29 e 30 de novembro.
O evento, que pela segunda vez conta com a participação do Maranhão, tem como objetivo divulgar a gastronomia local e o trabalho realizado pelo segmento de Turismo e Hospitalidade no Departamento Regional, além de fortalecer a imagem institucional do Senac.
A equipe do Restaurante Escola, composta pelo chef Junior Lisboa, pelo maître Edson Pereira e pelos cozinheiros Andrew Costa e Raimundo Rodrigues, irá preparar um cardápio ressaltando as iguarias típicas da culinária maranhense que poderão ser apreciadas no Restaurante-Escola Senac Downtown, no centro da cidade carioca.

TRIVIAL VARIADO
Depois de muito refletir sobre o incentivo recebido de vários amigos e admiradores, o grande poeta Salgado Maranhão decidiu que vai concorrer à cadeira vaga na Academia Maranhense de Letras com a morte do poeta Manuel Lopes.

No capítulo: com essa decisão, vai ficar difícil a concorrência para os demais candidatos. Além de ser um poeta consagrado, Salgado Maranhão possui uma obra literária de tal vulto que só engrandecerá a Casa de Antonio Lobo.

Em tempo: Salgado Maranhão passou o fim de semana revendo os amigos em Teresina e Caxias.

Em sessão especial, hoje, às 11h, a Assembleia Legislativa do Estado entrega a Medalha de Honra ao Mérito “Manuel Beckman” aos desembargadores Cleones Cunha, Ricardo Duailibe e Raimundo Barros de Sousa e ao juiz de Direito Sebastião Lima Bonfim.

O artista plástico Geetesh inaugura nesta quarta-feira sua mostra de pintura Os Moinhos de vento e sua dança. Será às 19h, na Flora Paisagismo (rua dos Albatrozes, no Olho d'Água)

Para quem não sabe, uma dica muito importante: o projeto de reforma do Teatro Arthur Azevedo foi desenvolvido pelo competente escritório de arquitetura Hermes Fonseca.

Demócrito Silva e Silva promove na noite de hoje em seu Restaurante Oak Wine, um Jantar Harmonizado em seis tempos, já incluso os vinhos, com o produtor Carmelo - Vinícolas Italianas Ferreri & Cantoli.

DE RELANCE

Wood´s Rio de Janeiro
Dica para a juventude maranhense que está sempre indo ao Rio de Janeiro: após um período de soft opening aberto ao público, no próximo dia 6 de dezembro a Cidade Maravilhosa ganhará oficialmente uma unidade da principal casa de entretenimento do Brasil: a Wood’s. Instalada no coração do bairro Leblon, uma das regiões mais tradicionais e efervescentes da noite carioca, a Wood´s Rio de Janeiro levará para a aquela cidade toda infraestrutura, conceitos e excelência que a consolidaram como uma grande referência nacional no mercado do entretenimento.

Wood´s Rio de Janeiro 2
O projeto inicial da Wood´s, que nasceu em 2005, na cidade de Curitiba (PR), e se projetou mais ainda em São Paulo, aproveitou a efervescência da música sertaneja para apostar em uma opção de entretenimento totalmente dedicada ao gênero. A unidade carioca, no entanto, será a primeira no Brasil a inaugurar com o novo posicionamento da marca, que passa a explorar, também, outras vertentes, abrindo seu leque de gêneros musicais
com o melhor da música nacional.

Maduras conectadas
Quem procura um relacionamento com mulheres de 40 a 55 anos usando famoso aplicativo de namoros terá uma surpresa: elas estão empoderadas, botando pra quebrar e curtindo a vida livres, leves e soltas. Em pelo menos 30% dos perfis, as “gatas” dizem que não querem relacionamento sério. Estão pedindo encontros só para fazer azaração e curtir o momento. Não custa lembrar a essas mulheres, a necessidade de prevenção e cautela ao flertarem com pessoas que conhecem na modalidade a distância. Cuidado! Como já diziam nossas avós, prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Terra das distorções
O rombo de 160 bilhões de reais nas contas do governo federal fica em grande parte explicado: o IBGE concluiu relatório, mostrando que a renda per capita em Brasília é de 73 mil e 900 reais, quase o dobro da média nacional. Para fazer uma comparação, em São Paulo não passa de 42 mil. Na capital federal, onde não fabricam sequer um parafuso, ninguém fica constrangido com o dado. São Paulo concentra 30 por cento do Produto Interno Bruto e a população trabalha de sol a sol.

O “Dia D”
Domingo foi o “Dia D” para os candidatos que fizeram o vestibular da Uema, conhecido como Paes. Eles responderam a 12 questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e, claro, a prova de Redação, um bicho de sete cabeças para muita gente. O processo de seleção foi realizado em São Luís e também em diversos outros municípios, entre eles, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto e Itapecuru-Mirim.

Dias de ativismo
Sábado foi dia de enfrentamento da violência contra as mulheres em todo o mundo, correspondente também ao início da campanha 16 dias de ativismo. Durante o período, que vai até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) são denunciadas e discutidas todas as formas de violência contra a mulher. Desde a sua primeira edição, em 1991, a campanha já conquistou a adesão de cerca de 160 países e, neste ano, tem como lema “Não deixar ninguém para trás: acabar com a violência contra mulheres e meninas”.

O muro no Mediterrâneo
A fronteira mais perigosa do mundo não é dividida por uma cerca de arame farpado nem vigiada por cães. A Organização Internacional para Migrações, ligada à ONU, considera o Mar Mediterrâneo a baliza mais mortal do planeta. Mais de 30 mil pessoas já morreram tentando chegar à Europa nos últimos 17 anos.

Para escrever na pedra:
“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.” De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.