Imunização

Mais de 120 mil animais foram vacinados em SL

Para a campanha foram mobilizados 240 agentes, que realizam a aplicação da vacina nas residências, somente às sextas-feiras e sábados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Vacina antirrábica é gratuita e está sendo aplicada em domicílio
Vacina antirrábica é gratuita e está sendo aplicada em domicílio (vacina )

Sete etapas da campanha domiciliar de vacinação Antirrábica já foram realizadas em São Luís, totalizando 121.839 animais imunizados, sendo 81.077 cães e 40.762 gatos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo da vacinação
domiciliar é facilitar o acesso à imunização e manter o controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina.

Para a campanha foram mobilizados 240 agentes que realizam a aplicação da vacina nas residências, sempre às sextas-feiras e sábados. A meta é imunizar 160 mil caninos e felinos até o fim do ano.

A vacina antirrábica é gratuita e protege os animais contra a raiva, doença que é fatal. Segundo o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ), João Batista Pires, a visita domiciliar é uma forma de garantir a cobertura vacinal. "Passamos a realizar a campanha seguindo a metodologia de visitação às residências. Desta forma nos aproximamos cada vez da meta do Ministério da Saúde", explicou João Batista Pires.

São vacinados animais que têm pelo menos três meses de idade, exceto os que estejam doentes e as fêmeas no último mês de gestação. Caso a vacinação não seja realizada em domicílio por algum motivo, os proprietários dos animais devem procurar a UVZ, na Estrada de Ribamar, Km 5, nº 201, Estrada de Ribamar.

SAIBA MAIS

A raiva é uma doença infecciosa aguda, que não tem cura e só pode ser prevenida com a vacina. Ela é transmitida pela saliva do animal contaminado. Entre os sintomas estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.