Copa do Mundo

Fifa anuncia fórmula do sorteio da Copa do Mundo da Rússia

Entidade informou que não existe a possibilidade de duas equipes da mesma confederação disputem a primeira fase do Mundial na mesma chave

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Fifa informou também que potes foram montados com base no ranking de outubro
Fifa informou também que potes foram montados com base no ranking de outubro (SEDA DA FIFA )

Zurique (Suíça) - O sorteio que determinará os grupos para a Copa do Mundo de 2018 acontece no próximo dia primeiro de dezembro. Há alguns dias do evento, a Fifa anunciou qual será a fórmula utilizada para a divisão das 32 seleções em oito grupos. A principal novidade, é a impossibilidade de duas equipes da mesma confederação disputem o mesmo grupo (com exceção da Europa que possui 14 representantes no torneio).

Os europeus possuem seis representantes como cabeças de chaves. As outras oito equipes serão espalhadas pelos grupos restantes. Desta forma, seis grupos terão obrigatoriamente dois representantes da Europa. Da mesma forma, Brasil e Argentina já sabem que terão pela frente uma equipe do velho continente.

A entidade confirmou ainda que as seleções serão separadas em quatro potes (determinados pelo ranking da Fifa de outubro). O sorteio será realizado na ordem destes potes. Existirão ainda mais oito potes para a determinação da posição da seleção dentro do grupo, o que determina a ordem dos confrontos.

Favoritismo

O técnico da seleção argentina, Jorge Sampaoli, coloca Brasil, Espanha e França como os favoritos para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A atual campeã Alemanha e a própria argentina ficaram de fora da lista.

“Brasil, França e Espanha estão um passo à frente de nós, sobretudo pelo tempo de trabalho”, disse o comandante argentino em coletiva na escola de jornalismo da Argentina Tea y Deportea.

“Não nomeio a Alemanha porque não gosto de como jogam”.

Mesmo considerando a desvantagem em relação aos adversários, Sampaoli acredita que a Argentina pode fazer uma boa Copa do Mundo. Para isso, o treinador conta com o futebol do craque Lionel Messi.

“Temos o ás de espadas entre nossas cartas. Se tivermos um bom funcionamento, ele pode ser de muita ajuda”, explicou o treinador.

Os quatro potes das seleções fico definido assim:

POTE 1 (cabeça de chave): Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França

POTE 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia

POTE 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã

POTE 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul, Arábia Saudita

======

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.