Escrevendo e refletindo

Estudantes do Colun são destaque em redação

Tema do concurso de redação buscou incentivar alunos a refletirem sobre liberdade, e se colocarem no lugar de quem está privado dela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Com o tema “Mais direitos, Menos Grades” o Colégio Universitário da UFMA (Colun), representando o estado do Maranhão, foi premiado no 3º concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU), realizado em nível nacional, com colocações de primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar na categoria II.

O concurso buscou, com o tema, incentivar os alunos a refletirem sobre a liberdade do próximo, a se colocarem no lugar de uma pessoa que está privada a liberdade, mostrando que, na maioria das vezes são vistos como “bandidos” diante da sociedade. O tema trouxe também questionamentos, como por exemplo, o que levou o indivíduo a entrar no mundo da criminalidade, e que, mesmo errando, tem direito a dignidade garantido.

Destaque
O concurso contou com 6.607 redações, de alunos de 1º,2º e 3º ano do ensino médio. Os alunos do Colun UFMA foram orientados por Raquel Pires Costa, professora de redação da instituição. O concurso teve destaque para o Rafael Cavalcanti Campos Silva, primeiro colocado, obtendo a pontuação de 99.533, seguido da segunda colocação, com a estudante Jessica dos Santos Silva, que obteve 99.032 pontos.

O julgamento das redações foi feito por defensores públicos federais mestres e doutores e por servidores da DPU. Como premiação, os alunos classificados em primeiro lugar receberam tablets. Os outros estudantes Rafaela Chaves Freitas e Rafaele Chaves Freitas, que ficaram em terceiro e quarto lugar no concurso, receberam medalhas de reconhecimento e mérito, juntamente com um certificado.

Para os alunos classificados, a solenidade de Encerramento acontecerá no dia 15 de dezembro, no auditório do bloco c, no Centro Empresarial CNC em Brasília – DF.

SAIBA MAIS

Além das redações, o Colun concorreu na modalidade Escola. No qual os alunos deveriam enviar vídeos de mobilização sobre o tema “Mais direitos, Menos Grades”, juntamente com a composição de uma letra de música. Os alunos Luan Peter e Leonardo Serpa compuseram um RAP. Na seleção dos melhores vídeos e composições foram surpreendidos com o quinto lugar na competição com a nota 80.000.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.