Presidente

Temer faz cirurgia, passa bem e deverá ter alta hoje

Presidente se submeteu a um procedimento de desobstrução de três artérias; segundo boletim médico, o quadro de saúde do peemedebista é estável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Michel Temer, que precisou desobstruir três artérias e colocar stents, recebeu apoio de aliados durante visitas
Michel Temer, que precisou desobstruir três artérias e colocar stents, recebeu apoio de aliados durante visitas (Michel Temer)

Brasília - O presidente Michel Temer (PMDB) recupera-se bem da cirurgia a que foi submetido, na noite da última sexta-feira, 24, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o último boletim médico, divulgado às 11h40 do domingo, ele passou bem à noite e o quadro de saúde é estável. Foi mantida a previsão de alta para hoje.
Temer passou pelo procedimento de desobstrução de três artérias do coração, seguido da implantação de stents em duas delas. Apesar dessa extensão, a técnica médica não foi invasiva, ou seja, não houve a necessidade de cortes na região do tórax. Para corrigir o fluxo sanguíneo, os médicos recorreram ao uso de uma sonda colocada por meio da artéria femural, na altura da virilha.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que atende o presidente, explicou no sábado, 25, que as obstruções eram relevantes e que, em duas delas, houve a necessidade de implantar stents [pequenas tubulações semelhantes a bobes de cabelo que mantêm as artérias abertas e permitem que o sangue passe normalmente].
Além desses procedimentos, os médicos fizeram uma reavaliação do tratamento da próstata, ocorrido, no último dia 27 de outubro, para a desobstrução do canal uretral, constatando que é boa a evolução.
Visitas
O presidente recebeu durante todo o dia de ontem visitas de parentes e aliados no. O presidente está sendo acompanhado pelas três filhas, que se revezam nas visitas, e recebeu a visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e do deputado Heráclito Fortes (PSB). A primeira-dama Marcela Temer não esteve no local.
No sábado, 25, entraram em contato com Temer os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.
Por telefone, também conversaram no sábado com o presidente os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo). Pessoalmente, Temer recebeu as visitas do prefeito de São Paulo, João Doria, do ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) e do deputado Fábio Faria (PSD) - todas feitas também no sábado.
Em geral, os contatos foram para saber sobre a saúde do presidente, mas Temer teve disposição para tratar de assuntos como a reforma da Previdência. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.