Ensino superior

Uema se torna referência em ensino a distância no país

Universidade a 19 anos colabora com a educação e qualificação profissional dos maranhenses por meio de cursos na Educação a Distância ( EaD), que proporciona estudar fora de uma sala de aula tradicional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Gravação para cursos de Educação a Distância da Universidade Estadual do Maranhão
Gravação para cursos de Educação a Distância da Universidade Estadual do Maranhão (Gravação para cursos de Educação a Distância da Universidade Estadual do Maranhão)

SÃO LUÍS - A procura por cursos na Educação a Distância (EaD) cresce em ritmo acelerado em todos país. Os números mais recentes são do Censo da Educação Superior referente a 2015, que revelam que a quantidade de matrículas no ensino presencial entre 2014 e 2015 foi de 2,3%, enquanto a modalidade a distância no mesmo período foi de 3,9%. Isto representa o crescimento de 1,1 milhão de estudantes matriculados em cursos EaD.

A possibilidade de estudar fora de uma sala de aula tradicional, fazer seu próprio horário e a redução de custos - que chegam a 50% do que é gasto em cursos presenciais - são algumas das características que têm atraído mais público. Por isso, a Eli Mota,54 anos, hoje técnica em alimentos, viu na EaD a possibilidade de conciliar os estudos com a vida agitada.

“Quando mais nova, eu tive oportunidade de iniciar um curso superior, mas a maternidade e os cuidados com os filhos me fizeram adiar esse sonho. Agora, com a EaD consegui estudar e somar conhecimentos teóricos com a minha prática profissional”, comemora Eli Mota, que ingressou na turma de 2014 no curso técnico oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão (UemaNet), por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet).

Cursos

A Uema se tornou referência em EaD no país. Além de investimentos em recursos tecnológicos também conta com mestres e doutores no corpo docente o que aumenta a qualidade do ensino. Hoje o UemaNet tem todas as condições para oferta de cursos nos diversos níveis e transmissão para 42 Polos de Apoio Presencial distribuídos em diferentes regiões do Estado. Todos os cursos da instituição são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 19 anos de existência o núcleo já formou mais de 20 mil de profissionais tanto na área técnica quando no ensino superior, pós-graduação, atualização e aperfeiçoamento.

A coordenadora geral do UemaNet, professora Ilka Serra, destaca que o compromisso dos profissionais é um dos motivos pelos quais a universidade se tornou referência em EaD. “Temos uma equipe de trabalho muito comprometida com as políticas da EaD. E nesse sentido, a equipe busca constantemente atualização, tanto em termos de capacitações em serviço quanto em eventos nacionais e internacionais com produção de artigos científicos, intercâmbio de experiências e outras formas de aprofundamento do conhecimento”.

Além do Brasil

Ao longo de quase 20 anos de atuação na área, o UemaNet investiu em profissionais, equipamentos e pesquisa para ultrapassar as fronteiras do Brasil e chegar hoje a mais de 30 países, entre eles Estado Unidos, Japão, Alemanha e Espanha, com 59.846 inscritos na plataforma dos MOOCs (sigla em inglês que Massive Open Online Courses, ou seja, Cursos On-line Abertos e Massivos). Desde 2014 o núcleo atua nessa área. As formações contam com materiais de apoio à aprendizagem como: videoaulas, fascículos, podcasts, slides, além do certificado de conclusão.

Seminário

Nesta segunda-feira, 27, Dia Nacional da Educação a Distância, a Uema vai reunir tutores de várias partes do estado em um seminário realizado no auditório da Federação das Indústria do Maranhão (FIEMA), a partir das 8h30.

Mais

NÚMEROS

8.525 alunos matriculados em cursos do UemaNet
62% dos estudantes de EaD estão entre 26 e 30 anos
56% dos alunos são mulheres
70% conciliam o estudo com o trabalho

Frase

“Temos uma equipe de trabalho muito comprometida com as políticas da EaD. E nesse sentido, a equipe busca constantemente atualização, tanto em termos de capacitações em serviço quanto em eventos nacionais e internacionais com produção de artigos científicos, intercâmbio de experiências e outras formas de aprofundamento do conhecimento"

Ilka Serra

Professora e coordenadora geral do UemaNet

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.