Mais próximo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal com autorização da Justiça trouxe o homem forte do governo Flávio Dino (PCdoB), secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, para o olho do furação do desvio de verba pública da Saúde do Maranhão.
O diálogo entre os investigados Equitéria Gonçalves e Benedito Silva mostra que Jerry e o então secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, sabiam da existência de fantasmas na SES.
O diálogo revela situação pior, na verdade. Segundo disse Equitéria, ela estava na lista de fantasmas após Pacheco e Jerry acordarem sobre isso. Ou seja, o homem forte de Flávio Dino não apenas sabia como consentia, articulando e viabilizando junto ao titular da SES esse tipo de prática.
“Não, mas se tiver não tem problema não, nem se preocupe porque isso aí o Pacheco sabia, na época foi acordado com ele com o Jerry… tudo, entendeu?”, disse Equitéria a Benedito Silva ao falarem sobre a lista de fantasmas.
Esse é mais um ponto desse esquema, que segundo relata a Polícia Federal, tirou da Saúde do Maranhão R$ 18 milhões. Até o momento, a reação mais contundente de Márcio Jerry e Flávio Dino sobre os desvios revelados no bojo da Operação Pegadores são faniquitos nas redes sociais acusando terceiros.

Destaque
No relatório da PF foi feito um destaque dos nomes de Marcos Pacheco e Márcio Jerry na parte que transcreve o diálogo dos investigados Equitéria Gonçalves e Benedito Silva.
Isso porque no diálogo é citado somente o sobrenome do então titular da SES e o segundo nome do homem forte de Flávio Dino.
Para não restar dúvidas de quem se tratava, a PF destacou com letras em caixa alta os nomes dos auxiliares de primeiro escalão do governo comunista.

Corruptos
O governador Flávio Dino insiste em dizer que seu governo só tem honesto. Mas a amplitude com que o comunista tratava o assunto vem diminuindo.
Primeiro, ele afirma não haver escândalos em sua gestão. Não demorou um ano, surgiram casos que vão de pedido de propina a desvios de dinheiro.
Depois, Dino disse que ninguém de sua equipe tinha sido preso. Agora não pode mais dizer. E agora, com a citação do seu braço direito, o comunista terá trabalho para conseguir classificar sua equipe.

Metralhadora
O secretário Márcio Jerry tem sido implacável com seus adversários políticos. Acusa e aponta o dedo sem dó nem piedade.
Quando está entre aliados, então, faz as piores referências a seus opositores. Uma demonstração disso ocorreu em uma roda de conversa dos comunistas.
Márcio apontou sua metralhadora para o senador Roberto Rocha (PSDB). Em seu discurso, Jerry disse que Rocha é uma das oligarquias do Maranhão.

Legado
O PT do Maranhão está se organizando pelo interior do estado. A intenção dos petistas é trabalhar para aumentar a bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
E quem está articulando esse trabalho é o presidente do diretório de São Luís, vereador Honorato Fernandes.
Ele tem andado pelo interior defendendo o legado dos governos do PT. Com isso, além de fortalecer sua legenda, o petista ainda vai tentando viabilizar a sua candidatura a deputado estadual.

Senado
Enquanto os companheiros vão em busca de apoio nas bases, o ex-secretário Márcio Jardim age por cima para ser candidato a senador.
Ele tenta convencer o ex-presidente Lula que deve ser o único candidato ao Senado pelo PT no Maranhão.
O problema é que existe a possibilidade de haver mais de um candidato. Os Fernandes do partido - Honorato e Terezinha - já disseram que podem entrar nessa disputa.

Rede de intrigas
Diante do escândalo de corrupção que assolou a Saúde do governo comunista, o governador Flavio Dino segue esperneando com o discurso de sempre nas redes sociais.
Sem respostas ou explicações convincentes para os fatos, vale-se de frases de efeito, jogando loas sobre si como “paladino da honestidade”. Meras palavras, que soam bonitas apenas para os menos preocupados em pensar.
Por outro lado, explora a cansativa ladainha do anti-sarneysismo, sempre usada para tentar despistar aquilo que os fatos e a Polícia Federal trataram de explicitar.

DE OLHO

R$ 17 milhões será o valor total após 12 meses a ser aditivado no contrato do governo do Estado com o Instituto Acqua.

E MAIS

• Márcio Jerry calou nas redes sociais sobre o diálogo de dois investigados da PF em que o comunista tem seu nome citado.

• Usuário assíduo das redes sociais, Jerry não publicou absolutamente nada a respeito.

• O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, parece não fazer parte do grupo político de Dino. Diante de tantos escândalos, Edivaldo não comenta nada a respeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.