Cinema

Poesia e afeto no cinema

Filme maranhense “Vento Menino” será exibido ao público hoje, às 19h, no Cine Teatro da Cidade de São Luís; obra tem direção de Edemar Miqueta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cena do filme
Cena do filme "Vento Menino"

SÃO LUÍS-Estreia hoje, às 19h, no Cine Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito), o filme “Vento Menino”, curta-metragem de ficção baseado em história real que aconteceu em Primeira Cruz, interior do Maranhão. O projeto foi selecionado no II Edital de Audiovisual do Estado do Maranhão, em agosto do ano passado. Dos projetos selecionados, esse foi o primeiro a ser produzido e as gravações aconteceram em janeiro deste ano. O filme tem roteiro e direção de Edemar Miqueta, cineasta paranaense radicado em São Luís desde 2013. A direção de produção é de Nina Aragão. A produção executiva é assinada por Bianka Marques, produtora, professora e atriz.

“Vento Menino” traz a história de um grande amor entre pai e filho e se desdobra em torno de Piaba, menino sensível e sabido que sabe “ler” o vento. Isso desperta fortes sentimentos em alguns moradores de uma pacata vila de pescadores. O filme utiliza o som como elemento narrativo, trazendo para a obra o conceito de paisagem sonora de Murray Schaffer. No desenrolar da trama, o espectador é convidado a perceber diferentes sonoridades, e poeticamente levado a mergulhar no universo do indizível, da sensibilidade do ouvir e do sentir.

No elenco, estão Brandon Alex (Piaba), Aziz Júnior (Camilo), José Ignácio (Ribamar), Lilian Cutrim (Cidinha), Lúcia Gato (Juraci) e Rosa Ewerton Jara (Rosa). Em outubro, o curta-metragem foi exibido na Comunidade Mamuna, zona rural de Alcântara, que ambientou a vila de pescadores do filme, e em Alcântara, onde também foram gravadas várias cenas. Este foi um compromisso assumido pelo diretor do filme, Edemar Miqueta.

Vento Menino foi gravado em Alcântara
Vento Menino foi gravado em Alcântara

Renda

Desde sua concepção, o projeto pretendeu, além da realização do filme em si, contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva e do mercado audiovisual do Maranhão. Assim, a equipe técnica principal foi contratada dentre profissionais do Maranhão e/ou radicados no estado e todo o elenco formado por atores maranhenses. Várias pessoas de Alcântara e da zona rural da cidade estiveram envolvidas no projeto, gerando renda para os moradores locais. Além disso, o filme ajudará a divulgar as belezas naturais e potencialidades da cidade, uma vez que participará de festivais de cinema no Brasil e no exterior.

A inserção de jovens na área cinematográfica foi outra preocupação do projeto. Em parceria com o Instituto Formação (ONG que atua nas áreas de educação, agroecologia, comunicação social, economia e políticas de cultura e de esportes e lazer), foram realizados workshops de cinema para jovens que atuaram como assistentes nas áreas de fotografia, som, produção, maquiagem, claquete/continuação e still/making off.

SERVIÇO

O quê

Estreia de Vento Menino

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Cine Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.