Música

No ritmo de João Cavalcanti

Ex-vocalista do grupo Casuarina faz show amanhã, às 21h, no Savassi; no repertório, músicas próprias e releituras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
João Cavalcanti se apresenta pela primeira vez em São Luís
João Cavalcanti se apresenta pela primeira vez em São Luís (João Cavalcanti)

SÃO LUÍS - Pela primeira vez na Ilha, o cantor e compositor João Cavalcanti traz a São Luís neste sábado toda a alegria e gingado do bom samba carioca. O artista é a atração do projeto Samba da Lapa, que ocorre amanhã, às 21h, no Savassi (Ponta d’Areia). Na ocasião, Cavalcanti comandará uma roda de bambas para não deixar ninguém parado.

Sobre o show em São Luís o artista diz que era um desejo antigo. “Conheço muitos músicos que sempre vão tocar aí em São Luís. E o que me dizem é que o público aí é quente e participativo”, observa Cavalcanti, que promete um show informal, como é o espírito das tradicionais rodas de samba.

Na Ilha, ele será acompanhado por músicos locais. “Esta troca é muito boa. Sei que o Brasil está repleto de bons músicos que a gente não conhece. Esta é uma oportunidade para estreitar estes laços”, afirma.

Na apresentação, João Cavalcanti passeará por repertório autoral e também clássicos do samba. “O repertório ainda não está fechado, mas a ideia é cantar composições próprias, algumas delas gravadas pelo Casuarina e também sambas de outros autores”, diz.

Músicas como “Ponto de Vista”, “Certidão” e “Quando Você Deixar”, de autoria dele e ainda “Linha de Passe”, de João Bosco, Aldir Blanc e Emílio, e “Disritmia”, de Martinho da Vila, estão cotadas para o show. “Não descarto apresentar ainda alguma inédita”, frisa.

Perfil

Ex-vocalista do grupo Casuarina e jornalista de formação, João Cavalcanti nunca havia pensado em seguir a carreira do pai, o músico Lenine, até a faculdade. Em 2001, formou o Casuarina, com quem gravou sete CDs e dois DVDs, e do qual se desligou recentemente. “Minha saída do Casuarina se deu por eu querer me dedicar mais há alguns projetos, mas a agenda intensa de apresentações não estava me possibilitando. O grupo foi muito importante, me abriu portas e no qual sempre tive liberdade”, diz o artista. O grupo foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do boêmio bairro carioca da Lapa enquanto celeiro de sambas e sambistas.

Em 2012, João Cavalcanti lançou o CD “Placebo”, no qual se afirmava como compositor. O álbum, o primeiro solo do artista, extrapola o universo do samba e traz outras influências. “Flerto com muitas coisas além do samba, tenho influências musicais diversas, cresci ouvindo bandas de rock e outras coisas por meio do meu pai e minha mãe”, destaca.

Com músicas gravadas por importantes nomes da MPB, a exemplo de Fabiana Cozza, Lenine, Pedro Luís, Roberta Sá e Tiê, João Cavalcanti adianta dois de seus próximos projetos. O primeiro é o disco “Garimpo”, registro de seu encontro intimista com o pianista Marcelo Caldi e que chegará ao mercado no começo do ano que vem.

“Trata-se de um disco de voz e piano, no qual reúno algumas composições feitas com parceiros”. Em 2019, o artista lançará “Sangrado”, com produção de Tó Brandileone. “É uma espécie de continuação de ‘Placebo’, com músicas inéditas que ainda estão em fase de produção”, adianta.

Serviço

O quê

Show João Cavalcanti

Quando

Sábado, às 21h

Onde

Savassi (antigo Rock Ribs, Ponta d’Areia)

Ingresso

R$ 40,00 (primeiro lote), à venda nas lojas da Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shoppings São Luís e da Ilha)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.