Artigo

Por uma FELIS feliz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Sou daqueles que defendem ser considerada sempre vitoriosa uma Feira do Livro, independente da edição da mesma ter sido feliz ou não. Por uma Feira feliz, entenda-se um evento em que as aspirações dos envolvidos com o mesmo foram satisfeitas no todo ou em parte. Evidentemente que a satisfação total é de difícil realização especialmente em períodos conturbados política e economicamente. Como participante desta última feira como palestrante, autor e leitor realço alguns aspectos.

1.A realização anual da Feira, como foi concebida, ainda é sua forma ideal de concretização. Respeito a opinião dos que a prefeririam a cada dois anos, sob o pressuposto de conceder-lhe mais envergadura, mas não acredito que essa esperança (duvidosa) se sobreponha à necessidade básica, e no meu entender vital, de proporcionar pelo menos uma vez por ano, o convívio de uma população com os livros. Só assim se coaduna com a vocação de Atenas Brasileira da cidade, para cuja completude se fazem necessárias vibração e frequência.

Bastaria constatar a presença maciça de estudantes da rede pública conjugada ao esforço dos agentes da coordenação da Feira em prol de propiciar o almejado contato do público com os elementos dinamizadores da cultura (escritores, professores e incentivadores) para que o saldo seja positivo. Toda precariedade de realizações vultosas se torna de somenos diante dessa verdadeira epifania que é o êxtase dos escolares diante de livros e mais livros.

2.Não se poderia deixar de citar, contudo, entre os percalços lamentáveis, a não participação da Associação de Escritores Maranhenses Independentes (a AMEI) nesta edição dadas as circunstâncias que motivaram seu idealizador, e mentor, a declinar de sua participação. Ora, fiel à sua sina de grande batalhador pela maior visibilidade e divulgação da produção literária local (para a qual tem conseguido formidável empatia do público graças ao espaço que, como grande empreendedor, idealizou e edificou no Shopping São Luis) José Viegas se contrapôs à ideia, de que o Vale Livros deixasse de contemplar a literatura maranhense aqui produzida.

Sua tomada de posição teve a coragem e o simbolismo louvável de confrontar todo um desprezo histórico que as autoridades demonstram em relação ao autor maranhense, mesmo considerando como justas as expectativas dos livreiros de obter maior lucro graças a venda de livros de maior apelo comercial. No meu modo de ver faltou sensibilidade para se encontrar um meio termo capaz de favorecer o acesso tanto ao autor maranhense quanto às produções editoriais mais consagradas do Sul do país. Bastaria ter sido destinado à produção literária local algum porcentual do favorecimento.

3.A destacar, também, no plano da “felicidade coletiva” em uma feira que se intitula Feliz, a edição do livro São Luís em palavras no qual 33 autores maranhenses rendem homenagem à sua cidade através de diferentes formatos de expressão: fotografias, poemas, crônicas e trechos de romance. A noite festiva de lançamento em que, primeiro Celso Borges (coordenador, idealizador e participante do livro) e depois os autores, deram seus depoimentos sobre o tema de seus trabalhos para o espaço lotado de uma plateia ansiosa, foi um momento raro de êxtase e emoção. Enfim, esses detalhes tão pequenos, mas radiantes, de uma feira Feliz, como se pretende que seja.

José Ewerton Neto

Autor de O entrevistador de lendas

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.