Copa Sul-Americana

Flamengo inicia hoje semfinais contra Junior Barranquilla

Times lutam por uma vaga na final na Copa Sul-Americana e duelo de hoje no Maracanã marca o primeiro embate; a volta acontecerá na cidade colombiana de Barranquilla, no dia 30

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Diego, meia do Flamengo, é uma das esperanças de gol do time brasileiro
Diego, meia do Flamengo, é uma das esperanças de gol do time brasileiro (Flamengo)

Rio de Janeiro - Disposto a conquistar um título mais importante que o Campeonato Carioca e justificar o alto investimento feito, o Flamengo recebe o Junior de Barranquilla nesta quinta-feira, às 21h45(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela rodada de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro viou sua crise ser amenizada no fim de semana, quando venceu o Corinthians por 3 a 0 e se aproximou da vaga na próxima Copa Libertadores. Mas, a necessidade de um caneco ainda é grande pelos lados do Ninho do Urubu.

“A torcida está louca pela conquista de um título e por isso mesmo estamos cientes da responsabilidade que temos neste compromisso com o Junior de Barranquilla. Vamos seguir firmes em campo e fazendo o possível para ganharmos bem a partida. Sabemos que nosso adversário é um dos melhores times colombianos do momento e vem jogando em alto nível. Portanto, precisamos estar preparados”, analisou o lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco.

Realmente o Junior atravgessa um grande momento. No último dia 8 ganhou por 2 a 0 do Independiente Medellín e ganhou a Copa Águila. No fim de semana, mesmo preservando a maior parte dos titulares, bateu o Deportivo Pasto por 1 a 0 e avançou em primeiro lugar para as quartas de final do Campeonato Colombiano. Ao contrtário do Flamengo, que sofreu para eliminar o Fluminense nas quartas de final da Copa Sul-Americana (triunfo por 1 a 0 e empate por 3 a 3), o Junior passou sem sustos pelo Sport Recife, ganhando por 2 a 0 em Pernambuco e administrando um empate sem gols em casa.

“Vai ser um jogo muito complicado e trata-se de uma competição que precisa ser muito valorizada, pois tem um grande peso e dá vaga na Copa Libertadores. O Reinaldo Rueda tem nos passado muitas informações sobre o Junior, que ele conhece bem, e sabemos que vamos encontrar sérios problemas. Portanto, vamos precisar contar muito com o apoio dos torcedores no Maracanã”, disse o meia Diego.

Em termos de escalação o Flamengo tem um reforço importante. O zagueiro e capitão Réver, recuperado de uma entorse no joelho direito, está relacionado para a partida, mas o técnico Reinaldo Rueda não confirmou a presença do jogador entre os onze iniciais.

A principal ausência segue sendo o atacante Paolo Guerrero, suspenso por doping. Outro vetado é o meia Everton, com dores na coxa esquerda. Para seu lugar, o treinador tem como opções Lucas Paquetá e Vinícius Júnior, que não enfrentaram o Corinthians no domingo por estarem suspensos, e o argentino Mancuello, que fez boa partida contra os paulistas.

Argentinos

Pelo lado do Junior, o técnico Julio Comesaña tem a melhor estratégia para ganhar. “Nós temos que manter aquilo que nos fez chegar até aqui, que né valorizar bem a posse de bola. Jogamos bem dessa maneira, mas quando perdemos essa posse conseguimos nos fechar bem. O Flamengo tem um time de grande qualidade, mas se nos agrupamos bem em diferentes partes do campo, atuando com inteligência e obediência tática, podemos conquistar os três pontos”, disse o treinador.

Para este jogo o zagueiro Jorge Arias ganhou a vaga de Jonathan Ávila, que fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo, no fim de semana. O treinador tem uma dúvida de ordem técnica para definir o time: Luis Díaz e Henry Mier disputam para ver quem terá a missão de municiar um ataque extremamente perigoso e composto por Yimmi Chará e Teo Gutiérrez.

O duelo de volta entre Junior e Flamengo, que acontecerá na cidade colombiana de Barranquilla, será disputado na quinta-feira dia 30 de novembro, na próxima semana. O classificado vai fazer a grande decisão contra o vitorioso do embate entre o argentino Independiente e o paraguaio Libertad. O campeão da Copa Sul-Americana garante uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-BRA X JUNIOR-COL

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de novembro de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Assistentes: Luis Murillo (Venezuela) e Carlos López (Venezuela)

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Juan, Réver (Rhodolfo) e Miguel Trauco; Willian Arão, Gustavo Cuéllar, Diego, Everton Ribeiro; Lucas Paquetá (Vinícius Jr ou Mancuello) e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda

JUNIOR: Sebastián Viera, David Murillo, Rafael Pérez, Jorge Arias e Germán Gutiérrez Henao; Luis Narváez, Rubén Pico, Víctor Cantillo e Luis Díaz (Henry Mier); Yimmi Chará e Teo Gutiérrez
Técnico Julio Comesaña

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.