Desabamento

Estrutura de quadra de escola desaba e deixa jovens feridos

Até o momento,segundo Corpo de Bombeiros, pelo menos 15 ficaram feridos; em nota, Prefeitura não cita número de lesionados e se coloca à disposição

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Estrutura cedeu devido à falta de manutenção)

SÃO LUÍS - Parte da estrutura de quadra poliesportiva da Unidade de Ensino Básico Santa Clara, da Prefeitura de São Luís, desabou por volta das 15h30 de hoje (22), deixando vários alunos feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 15 crianças entre 12 e 14 anos de idade tiveram lesões e foram encaminhados para os Socorrões I e II. Em nota, a Prefeitura de São Luís não citou o número de lesionados e se colocou “à disposição” para esclarecimentos.

De acordo com testemunhas, o fato ocorreu durante o horário do intervalo. Cerca de 30 estudantes estavam jogando bola no espaço quando começaram a ouvir um barulho forte vindo da estrutura. Segundo funcionários da unidade, a proteção veio abaixo em alguns segundos.

Após o fato, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer o resgate das vítimas. Por causa da situação das vítimas, que apresentavam escoriações em várias partes do corpo, pais e funcionários da escola levaram, por conta própria, alunos para os hospitais mais próximos. Pessoas que tem filhos matriculados na escola chegaram, minutos depois, desesperados atrás de notícias.

Um dos servidores lotados na unidade de ensino que teve a identidade preservada informou a O Estado que a estrutura que cedeu estava deteriorada há vários meses. “Até mesmo o secretário de Educação do Município esteve aqui verificando a situação, no entanto, não passou disso”, disse.

O relato foi confirmado por um dos alunos da instituição, Alan Rickson, que estuda no 6º ano do Ensino Fundamental. Segundo ele, em outras situações, a estrutura deu sinais de que cederia. “Não é de hoje que a estrutura está cedendo e a direção sabia disso”, disse.

Nenhum representante da direção da unidade quis falar sobre o assunto. Vários dos gestores administrativos da escola acompanharam os pais ou responsáveis até os hospitais. Ninguém das direções dos Socorrões ou da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu informações sobre o estado de saúde dos feridos. Em nota, a Semed informou apenas “que os pacientes foram prontamente atendidos e que permanecem em observação”. De acordo com o Município, nenhum aluno está em estado grave.

NOTA DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que o incidente na UEB Santa Clara, no bairro Santa Clara, ocorrido na tarde desta quarta-feira (22), se deu pela queda de um estrutura de alambrado da quadra poliesportiva.

Esclarece que estudantes, entre 12 e 14 anos, sofreram escoriações e foram encaminhados para unidades hospitalares da rede municipal, onde foram prontamente atendidos e permanecem em observação. Nenhuma em ocorrência grave.

Além do SAMU a Equipe de engenharia, assistente sociais e equipe pedagógica foram imediatamente deslocados para o atendimento e assistência aos estudantes e pais. A Semed se coloca à disposição para todo e qualquer esclarecimento e que irá adotar todas as providências necessárias para recuperação do espaço.

UEB Santa Clara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.