Operação Pegadores

Carlos Lula já tem lista de fantasmas da SES

Relação com nomes de servidores da Secretaria que recebiam "ordenado" via folha complementar foi enviada por presidente da ICN, Benedito Silva, a Lula, como foi revelado no diálogo interceptado com autorização judicial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Benedito Silva falou com Alana Lopes, auxiliar de Carlos Lula, e com o próprio secretário sobre envio de lista com nomes de servidores da SES que deveriam receber por meio de folha complementar
Benedito Silva falou com Alana Lopes, auxiliar de Carlos Lula, e com o próprio secretário sobre envio de lista com nomes de servidores da SES que deveriam receber por meio de folha complementar (Carlos Lula)

O governador Flávio Dino (PCdoB) e seus auxiliares cobram da Polícia Federal (PF) o envio da folha com os mais de 400 fantasmas que fazem parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), segundo consta em relatório da Operação Pegadores, que levou a prisão 17 pessoas na semana passada.

Acontece que pelo diálogo entre o secretário de Saúde, Carlos Lula, e o presidente do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), Benedito Silva, que foi interceptado com autorização da justiça, mostra que a lista complementar que destinava o pagamento a mais a servidores da SES foi enviada ao gestor da pasta.

Na conversa, Carlos Lula solicita a Benedito o envio da lista com o nome dos funcionários. Além disso, o presidente do ICN garante em mais de uma passagem do diálogo que os servidores que recebiam um "ordenado" estavam lotados na SES.

Ainda no diálogo, Lula diz a Benedito Silva que iria procurar os nomes dos servidores que recebiam mais dinheiro na lista complementar, que segundo a PF, era de R$ 400 mil por mês.

Trecho do diálogo que mostra que Benedito Silva enviou lista de fantasmas para Carlos Lula. Para saber quais pertenciam a SES, presidente de entidade diz para o secretário olhar os nomes conformes os valores que recebiam.

Carlos Lula: Deixa eu lhe perguntar uma coisa. Essa tal folha complementar, o que é isso? Como é que era feito?

Benedito: Não, era o seguinte: ...Eles mandavam um... essa.. essa relação de pessoas que tem aí, era que a gente tinha que pagar, né? E vieram pessoas que trabalhavam aí na Secretaria e que eram... eles diziam o ‘ordenado’, o que era pra ser feito, quanto era e mandavam que fosse pago. Dizendo, na época, o Luiz e... o pessoal aí, que organizava isso aí, da seguinte forma: que eles iam botar, era assim, um dinheiro a mais em dois hospitais pra podem efetuar o pagamento dessas folhas. E na realidade esse dinheiro que eles vinham a mais, era um dinheiro sempre a menos, por que já não dava pra pagar tudo e...e tinha que efetuar essas folhas. Elas giravam em torno de R$ 400 mil se você olhar bem aí...

Carlos Lula: Deixa eu lhe pedir uma coisa, seu Benedito: então essas pessoas não trabalhavam nas unidades?

Benedito: Não, era aí na Secretaria.

Carlos Lula: Na Secretaria? Aí na Secretaria...

Benedito: Se você olhar pelos nomes, você vai ver. Veja pelos valores maiores.

Carlos Lula: A Secretaria mandava... mandava a lista de quem era pra entrar na folha?

Benedito: Se você olhar os valores. Veja pelos valores de... pelos valores maiores.

Carlos Lula: Eu vou procurar aqui pra ver se eu encontro esse povo. Obrigado”

Diante desse diálogo, resta saber com o secretário Carlos Lula se ele conseguiu encontrar no trabalho os nomes que estavam na lista complementar enviada por Benedito Silva ou se os servidores não compareciam nem as unidades e nem a secretaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.