Solidariedade

Hemomar realiza Campanha de doação de sangue em SL

Hemocentro no bairro Jordoa quer aumentar o número de doações de sangue, que tem sido insuficiente para atender a demanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O Centro de Hemoterapia do Maranhão ( Hemomar) realizou ontem em sua sede, no bairro Jordoa, atividade alusiva a Campanha Nacional de Doação de Sangue.

A campanha tem por objetivo aumentar a quantidade de bolsas no estoque de sangue nos hospitais de São Luís. Maria do Socorro Pereira de Oliveira, assistente social e responsável pelo setor de doação de sangue, disse que o número de pessoas que faz doações de sangue não tem sido suficiente para atender a demanda, principalmente para o tipo sanguíneo Rh negativo.

O Hemomar está incentivando as pessoas a doarem não somente para parentes ou amigos que precisam, mas para aqueles que estão passando por necessidades de transfusão e cirurgias. Maria do Socorro contou que a diminuição de doadores é devido a falta de solidariedade ou até mesmo por não existir o habito de doar mesmo fora dos períodos de campanhas.

O número de doações até o começo de 2017 era inferior ao ano passado, porém, ao longo dos meses vem ocorrendo aumento considerável. " Porém, ainda há muito a se fazer para aumentar o número de doações", ressaltou a assistente social.

Motivado a participar da campanha, Bruno Marques de Oliveira doou sangue pela segunda vez. Ele disse que o ato deixa a sensação gratificante de poder ajudar alguém com uma simples gesto. “Faço isso com muito orgulho. Imagino que um dia posso precisar e gostaria que alguém pensasse em mim”, disse.

Quem também compareceu ao hemocentro e doou sangue foi Josilene Carvalho de Oliveira. Diferente de Bruno, ela fez a doação para o seu marido, que vai se submeter a uma cirurgia “Mesmo doando pela primeira vez, por caso de necessidade familiar, pretendo continuar doando sempre que puder”, disse Josilene.

Frase

" Ainda há muito a se fazer para aumentar o número de doações"

Maria do Socorro Pereira de Oliveira

Assistente social do Hemomar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.