Cultura

Escola realiza atividades na Semana da Consciência Negra

Estudantes do Centro de Ensino Y Bacanga participam, até sexta-feira, 24, de várias atividades, como danças, capoeira e palestras sobre a importância do povo negro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O Centro de Ensino Y Bacanga, escola da rede pública de ensino localizada no Fumacê, em São Luís, está realizando várias atividades alusivas à Semana da Consciência Negra, celebrada anualmente no dia 20 de novembro. As ações acontecerão até a próxima sexta-feira, 24.

Um dos destaques dessa semana foi a inclusão de jovens estudantes com necessidades especiais, que pintaram telas que serão expostas na próxima sexta-feira. Os estudantes estão empenhadas no projeto e consideram importantes essas atividades.

Veralúcia Tavares Chaves, gestora da escola, disse que no decorrer desta semana serão realizadas diversas atividades produzidas por professores e alunos. “Nós teremos momentos de danças, como, por exemplo, a capoeira, comidas típicas trazidas pelos negros ao Brasil, bem como palestras desenvolvidas para a divulgação de conhecimento aos alunos da escola, que precisam ter consciência da importância do povo negro para a sociedade brasileira”, enfatizou.

Conhecimento

Para a estudante Alyeny Marta de Castro, de 16 anos, essas atividades são importantes para a apreensão de conhecimento, sobretudo, da cultura de matriz-africana. “A gente aprende muito com tudo o que desenvolvemos. São tantas coisas que estudamos a fundo para conhecer e transmitir que ficamos impressionados com tanto conhecimento, como o significado das cores para aquele povo que, por sinal, há tantos no meio de nós”, disse ela.

Além das palestras e danças, serão apresentados desfiles com estudantes negros, devidamente caracterizados com a vestimenta da cultura dos povos de religiões e costumes, principalmente, de matriz africana. Além do mais, haverá momentos de conscientização da importância do respeito e do combate ao racismo, que se tem tornado cada vez mais comum em várias das esferas da sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.