Valorização de gestores

Prêmio Prefeito Empreendedor será lançado na terça-feira pelo Sebrae

Também será lançado o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Desenvolvimento, ação que faz parte da estratégia da instituição visando ampliar as políticas públicas voltadas para a criação de um ambiente saudável para as MPEs

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Na edição passada, sete prefeitos maranhenses foram premiados e classificados para a etapa nacional
Na edição passada, sete prefeitos maranhenses foram premiados e classificados para a etapa nacional (Sebrae)

Na terça-feira, 21, o Sebrae no Maranhão lançará o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Desenvolvimento e o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ciclo 2018/2019. Os dois eventos, que acontecerão no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae Jaracaty, a partir das 9h da manhã, são estratégias que têm por objetivo a implantação de ações, por parte dos governos municipais, para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE).
“Hoje, mais de 95% das empresas maranhenses são MPEs e geram quase metade dos empregos formais do estado. Portanto, faz sentido que os municípios tenham políticas públicas para este tipo de empreendimento e temos trabalhado para apoiar as prefeituras neste sentido”, disse o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
O lançamento do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ciclo 2018/2019 (X PSPE) apresentará as novidades no regulamento da nova edição, como a inclusão de novas categorias. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar os gestores municipais que colocam o empreendedorismo na pauta de seu programa de governo, como forma de promover o desenvolvimento socioeconômico de seus municípios.
Para o ciclo 2018/2019, o PSPE terá oito categorias, duas delas inseridas nesta edição: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, que premiará os projetos que envolverem a integração e a parceria entre vários municípios, da mesma região ou não, beneficiando os pequenos negócios, e Empreendedorismo na Escola, que premia projetos que promovam a divulgação e implementação da educação empreendedora nas instituições de ensino municipais.
No Maranhão, as inscrições para o X PSPE estão abertas desde 6 deste mês e vão até 20 de maio de 2018. As prefeituras que se inscreverem terão até 13 de julho de 2018 para se habilitar e entre 25 de julho e 24 de agosto de 2018, sairá a primeira pré-seleção.
As visitas técnicas dos julgadores acontecerão entre 27 de agosto e 21 de setembro de 2018 e o julgamento da etapa estadual acontecerá até 19 de outubro, com a premiação marcada para acontecer entre 1º e 30 de novembro de 2018.
Fórum
O lançamento do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Desenvolvimento está marcado para as 10h da manhã, com uma pausa entre 12h e 14h, quando será retomado com a oficina de capacitação dos secretários e dirigentes de desenvolvimento.
Por definição, o Fórum é um espaço de articulação, capacitação e troca de experiência entre gestores municipais da área de desenvolvimento econômico, cujos propósitos são inserir o desenvolvimento econômico dentre as prioridades da gestão municipal, estabelecer diretrizes para a implantação de uma política pública voltada ao desenvolvimento econômico local e articular os atores locais de desenvolvimento. O Maranhão é um dos 18 estados brasileiros que terá o Fórum em funcionamento.
O Fórum terá como missão principal consolidar uma rede voltada à promoção do desenvolvimento local e subsidiar a gestão municipal na formulação e implantação de políticas públicas em defesa do desenvolvimento econômico local.
Concebido e implementado a partir de 2010 em nível nacional, os Fóruns Estaduais de Secretários Municipais de Desenvolvimento já são uma realidade em 13 estados – onde articulam cerca de 1.150 secretários municipais de igual número de municípios brasileiros - e está em articulação em outros cinco estados, entre eles o Maranhão.
No Maranhão, a ideia ganhou força quando da realização do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, em agosto, cuja programação contemplava uma oficina específica a secretários e dirigentes, para apresentação do tema e criação de uma agenda.
“Desse primeiro encontro, constatou-se a importância de realizarmos oficinas regionais e preparatórias em municípios polos do estado para aprofundar as discussões e mobilizar grupos de secretários e dirigentes para participação da etapa estadual. Para isso fizemos encontros regionais em Imperatriz, em Pinheiro e em Bacabal. Ao oficializar a criação do Fórum, o Sebrae o promove como instância permanente e estruturada para a disseminação de boas práticas e informação, meio do compartilhamento de experiência, visando à promoção integralizada do desenvolvimento local”, afirmou o João Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.