Diego Lorêdo - nadador, atleta e professor

Fera nas braçadas

Maranhense é campeão em nado de costas e contabiliza mais de 300 medalhas; recentemente, trouxe três douradas para o Maranhão, após cruzar as raias do Campeonato Brasileiro Master de Natação, em Curitiba

Evandro Jr. / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Diego Lorêdo tem mais de 200 medalhas de ouro, fora os troféus
Diego Lorêdo tem mais de 200 medalhas de ouro, fora os troféus

SÃO LUÍS - Ele tinha três anos quando quase morreu afogado nas cachoeiras de Pedra Caída, em Carolina, no sul do Maranhão. Não sabia nadar ainda, mas o pai o matriculou em uma escola de natação e daí para frente, daria braçadas cada vez mais potentes, vindo a se tornar um dos campeões maranhenses em nado de costas. O atleta e professor Diego Lorêdo, 25 anos, é um colecionador de medalhas. São mais de 300, sendo 200 de ouro, fora os troféus conquistados enquanto treinador da Academia Viva Água, onde encabeça um time de mais de 80 nadadores.

Recentemente, cruzando as raias do 60º Campeonato Brasileiro Master de Natação, em Curitiba, Diego Lorêdo conquistou mais três douradas, nas provas de 50m, 100m e 200m. O evento reuniu mais de 400 atletas de clubes de todo o Brasil, sendo um dos mais importantes do país nessa categoria. Ligado à Associação Maranhense Master de Natação e à Federação Maranhense de Desportos Aquáticos, ele é o melhor do ranking na categoria 25+ do primeiro, e líder na categoria sênior, do segundo.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão, o atleta é um exemplo de dedicação a esse esporte, considerado um dos mais completos que existem. Acorda cedo, repassa inúmeras técnicas aos alunos e, ao cair da noite, ainda está dentro d’água indo e voltando em braçadas incansáveis na piscina. Em 2012, Diego foi bronze no Campeonato Sul-Americano Master de Natação, nos 50m nado costas. O pai, Pedro

Lorêdo, que também é nadador, foi o campeão nos 100m medley.
“Fui influenciado por ele, que me ensinou a nadar depois do episódio nas cachoeiras. Agradeço também aos mestres Denise Araújo e Osvaldo Telles, proprietários da Academia Viva Água, que confiaram no meu potencial. Hoje, me sinto um privilegiado por seguir um esporte tido como completo, por trabalhar a flexibilidade, o tônus muscular, o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora global”, ressalta.

Benefícios
Aonde vai, Diego Lorêdo reforça os benefícios da natação para a vida. “Aliás, estamos no mês de combate ao afogamento infantil, um problema sério no mundo e que poderia ser resolvido com a simples atitude de aprender a nadar. Eu passei por essa experiência de um quase afogamento e a sensação é trágica. Vemos inúmeros casos em piscinas de condomínios, rios e mares, com muita frequência. Em 2015, mais da metade da população de São Luís não sabia nadar, segundo um levantamento do qual eu participei”, revela.

Do signo de aquário, Diego é um peixe dentro d’água. Nas piscinas, fica leve e rápido. Em um piscar de olhos, já está do outro lado. Neste fim de semana, ele vai mostrar suas habilidades mais uma vez, na última etapa do Campeonato Maranhense Master de Natação, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica. E tal como os nadadores brasileiros, tem sonhos: disputar o Mundial Máster de Natação e encarar uma olimpíada.

Hoje, me sinto um privilegiado por seguir um esporte tido como completo, por trabalhar a flexibilidade, o tônus muscular, o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora global”Diego Lorêdo, nadador, atleta e professor

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.