Limpeza pública

Ecopontos evitaram desperdício de 8 mil toneladas de recicláveis

Cooperativas de catadores recebem óleo de cozinha, eletrônicos, papel, papelão e plástico garantindo que voltem à cadeia produtiva de forma ambientalmente responsável; serviço traz benefícios para a saúde pública, pois elimina os lixões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Ecopontos recebem materiais recicláveis e reutilizáveis, de entulhos e resíduos de poda a móveis velhos
Ecopontos recebem materiais recicláveis e reutilizáveis, de entulhos e resíduos de poda a móveis velhos (Ecoponto)

Os sete Ecopontos em funcionamento em São Luís receberam 8 mil toneladas de resíduos sólidos desde a inauguração do primeiro, no Parque Amazonas, em maio de 2016. Todo este material, que seria descartado de forma irregular nas ruas, calçadas e terrenos baldios da capital, foi entregue às cooperativas de catadores, voltando assim para a cadeia produtiva, evitando o desperdício e fortalecendo a sustentabilidade.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca os benefícios que a política dos Ecopontos implantada está trazendo para a cidade. “O Ecoponto é um equipamento da Prefeitura de São Luís que não trata apenas da limpeza urbana. Ele traz benefícios para a saúde pública na medida em que elimina os lixões e consequentemente a proliferação de insetos vetores de doenças, ele melhora a paisagem urbana justamente por eliminar os lixões dos bairros de São Luís, melhora o bem-estar dos moradores da área do seu entorno e ainda gera emprego, renda e garante dignidade ao trabalho dos catadores carroceiros”, informa.

Os Ecopontos atendem ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - (Lei nº 12.303/2010). A PNRS atribui destaque à importância dos catadores na gestão integrada dos resíduos sólidos e por este motivo é preciso então integrá-los na cadeia da reciclagem e, dessa forma, promover a cidadania desses trabalhadores com inclusão social e geração de emprego e renda. Em São Luís esta integração é feita com os Ecopontos.

Por meio dos Ecopontos, o Município encaminhou para a destinação adequada 8 mil toneladas, atendendo a ordem de prioridade para o gerenciamento dos resíduos que é reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. “Ou seja, evitamos até agora que 8 mil toneladas de material reciclável fosse desperdiçada. Desta forma, os Ecopontos fortalecem a política de gestão da limpeza urbana e contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais”, destaca Carolina Moraes Estrela.

Cooperativas
Hoje, São Luís tem três cooperativas cadastradas para o recebimento do material dos Ecopontos. Essas entidades fazem a seleção e a comercialização desse material. “Para que possam ser integradas dentro da política dos Ecopontos as cooperativas precisam seguir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em São Luís temos ainda um decreto municipal que define normas para o cadastramento dessas entidades para que possamos saber que de fato eles têm a logística necessária para o recebimento e destinação desse material, garantindo que ele de fato volte para a cadeia produtiva e não para os lixões”, informa Carolina Moraes Estrela.

Uma das cooperativas cadastrada para o recebimento dos resíduos entregues pela população nos Ecopontos é a Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar) que entre outros recebe o óleo de cozinha usado, que é reciclado para a produção de sabão em barra, líquido e detergente. A Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl) recebe o lixo eletrônico descartado nos Ecopontos. A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade Operaria/Cidade Olímpica (Ascamarco) é a terceira cooperativa que recebe material como papel, papelão e plástico.

Todos os tipos de materiais recebidos nos Ecopontos seguem para reciclagem ou reuso. Os produtos recicláveis vão para as entidades de catadores. Os resíduos de construção civil vão para o Aterro de Inertes (Aterro da Ribeira), que atualmente passa por um processo de recuperação ambiental e os resíduos são usados nesse processo; os resíduos volumosos (poda e capina domiciliar) vão para o pátio de compostagem; os restos de madeira vão para a vila de moradores do Cinturão Verde; os pneus vão para a iniciativa Reciclanip - entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma).

Ecopontos
São Luís tem hoje sete Ecopontos em funcionamento. Um em fase final de construção (na Cidade Operária) e mais dois que terão obras iniciadas em breve (Cohatrac e São Francisco). O Ecoponto Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos, foi o primeiro a ser inaugurado, em maio de 2016. Ao longo do ano de 2016 foram entregues também os Ecopontos Bequimão, Turu e Angelim. Em 2017, a Prefeitura de São Luís inaugurou os Ecopontos Jardim América, Jardim Renascença e Residencial Esperança.

SAIBA MAIS

Localização dos Ecopontos?
- Ecoponto da Avenida dos Africanos
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto do Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto do Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão;
- Ecoponto Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
- Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança

Como funcionam os Ecopontos?
Os Ecopontos funcionam da seguinte forma: a população leva o resíduo que não é recolhido pela coleta regular para o local, sendo o mesmo recebido por agentes de limpeza da Prefeitura. Os agentes orientam a população quanto à forma adequada de separar cada tipo de resíduo e onde fazer o depósito. A entrega precisa ser voluntária, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e pode ser feita por meio da contratação de carroceiros. O morador pode ainda ir até o Ecoponto com carro próprio, pois a estrutura é construída para permitir a entrada de veículos para o descarte.

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
Plástico
Vidro
Papel/papelão
Metal/arame (até 200 kg/dia por pessoa)
Gesso/isopor
Resíduos de construção civil
Resíduos de poda e capina
Móveis velhos (sofás, colchões etc)
Pneus (4 unidades/dia por pessoa)
Óleo de cozinha (5 litros/dia por pessoa)
Lixo eletrônico (televisores, aparelhos de som, monitores, mouses, teclados, celulares sem a bateria etc)
Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 19h

Outras informações
0800 098 1636

NÚMEROS

8 mil toneladas de resíduos foram recebidas pelos sete Ecopontos de São Luís de maio de 2016 a setembro de 2017
5.218 mil toneladas de resíduos foram recebidas pelos sete Ecopontos de São Luís de janeiro a setembro de 2017

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.