Acesso

Bacabal conquistou acesso para a Série A Maranhense

Após vencer o jogo de ida, em Bacabal, por 3 x 1, o time do BEC bateu novamente a equipe do Timon, desta vez por 3 x 0, no Miguel Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
A equipe do Leão do Mearim está de volta a Série A do Campeonato Maranhense após amargar três anos na Série B estadual
A equipe do Leão do Mearim está de volta a Série A do Campeonato Maranhense após amargar três anos na Série B estadual (BEC H)

O Bacabal conquista o acesso à Série A do Campeonato Maranhense 2018 ao bater o Timon por 3 x 0, no jogo de volta da decisão, na tarde de ontem, no Estádio Miguel Lima, em Timon. Na primeira partida, realizada no José Nery Corrêa, em Bacabal, o BEC venceu por 3 x 0. O campeão da Segundinha, garantiu vaga na elite do futebol maranhense no próximo ano. A estreia será contra o Sampaio, no dia 21 de janeiro, provavelmente no Castelão.
Por ter vencido o jogo de ida na noite de sábado, no Estádio Correão por 3 x 1, o Leão joga pelo empate, pois de acordo com o regulamento da Série B local não há o gol qualificado, mas nem precisou do regulamento e mais uma vez venceu de forma convincente o Timon.
Os gols do Bacabal foram marcados pelo meia Elton aos 19´ 1º tempo, o meia Cris aos 23´ 2º tempo e o meia Michel.
O retorno do Bacabal a Série A Maranhense, acontece após três anos. Em 2014, a equipe foi rebaixada, após péssima campanha na fase classificatória, onde marcou apenas um ponto.
De acordo com o regulamento da Segundinha, não há vantagem quanto ao saldo de gols entre os jogos, o chamado "placar agregado". Assim, a igualdade é apenas por pontos. Como o Timon tem melhor campanha, além de jogar a segunda partida em casa, joga também por uma vitória simples, mesmo tendo perdido por dois gols de diferença no primeiro jogo. Isso significa que o Timon precisa vencer por qualquer placar para ser campeão, enquanto o Bacabal joga pelo empate por ter vencido o primeiro confronto.
Em julgamento realizado na semana passada, pela comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, o Bacabal foi punido com a perda de seis pontos e multa de R$ 300,00 por escalação irregular de jogador na Série B do Maranhense. Com isso, o BEC, que jogaria com vantagens na final da Segundinha, perdeu o benefício por menor pontuação que o Timon.
A equipe bacabalense utilizou um jogador a mais que o permito para atletas nascidos antes de 1994 na primeira partida da fase de grupos da competição. Como o Bacabal já havia ficado em segundo no grupo e não houve eliminações nessa parte da competição, não houve alteração nenhum nos emparelhamentos já ocorridos na Segundinha.
O Expressinho chegou a denunciar o BEC alegando que o Leão também teria utilizado atletas irregulares nas semifinais, mas o TJD-MA arquivou o caso. A Federação Maranhense de Futebol disse que aguardará o Bacabal se pronunciar se irá recorrer para marcar as datas da final da competição. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.