Penduricalhos de juízes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

A polêmica sobre a decisão do juiz Roberto de Oliveira Paula renunciar a vantagens continua. Depois que a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) se manifestou criticando a decisão de seu associado, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus) também decidiu se pronunciar a respeito.
Roberto de Paula decidiu encaminhar ofício ao Tribunal de Justiça (TJ) para que sejam excluídos do seu contracheque vantagens que o próprio magistrado classificou de “penduricalhos”, que são os auxílios moradia, saúde, alimentação e até livro. Juntando ao salário, o vencimento dele ultrapassava o limite máximo salarial, que corresponde ao que ganha um ministro do Supremo Tribunal Federal.
Em um país que vive uma longa crise econômica e a constante reclamação dos valores gastos com a máquina pública, parece acertada a decisão de Roberto de Paula. Mas não para a AMMA, que, em nota, chamou o juiz de hipócrita.
Talvez a manifestação da associação seja uma reação imediata à possibilidade de a sociedade cobrar atitude parecida dos demais magistrados.
O Sindjus fez diferente. Em nota, o sindicato apoiou a decisão de Roberto de Paula, afirmando que a atitude do magistrado é corajosa e coerente.
“Temos a plena convicção que a atitude do ilustre magistrado, corajosa, coerente e irrepreensível do ponto de vista jurídico e ético, reflete o pensamento da sociedade civil quanto a mudança de postura”, diz a nota.

Conversas
O governador Flávio Dino (PCdoB) se reuniu no fim de semana com o presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes.
Fernandes fez um convite ao governador para se filiar ao PT depois que o partido de Dino anunciou a candidatura da ex-deputada federal Manuela D’Ávila à Presidência da República.
Oficialmente, o que se tem notícia é que nada foi tratado sobre o convite. Mas nos bastidores fala-se que o governador chegou a cogitar um sim.

Autoritarismo
O autoritarismo do secretário estadual de Segurança, Jefferson Portela (PCdoB), não é novidade alguma para quem convive com o comunista.
Mas até então, Portela nunca tinha voltado sua metralhadora arrogante para os colegas delegados.
Assim como seu chefe - o governador Flávio Dino - o titular da SSP não é afeito a críticas. E para quem as faz, assume as consequências de ser perseguido dentro do sistema.

Repúdio
Ainda sobre Portela. Ele já estava em pé de guerra com o Sindicato dos Policiais Civis após a polêmica sobre a sede da entidade.
Agora o secretário de Segurança desagradou a Associação dos Delegados (Adepol), que o próprio secretário já presidiu.
A Adepol emitiu nota de repúdio, classificando a atitude de Portela de punir delegados que criticaram o sistema de segurança de abuso e desvio de finalidade.

Apoio
Mais um aliado do governador Flávio Dino faz menção de apoio à candidatura a senador do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB).
Depois de nomes como o comunista Rubens Júnior, dessa vez foi o democrata Juscelino Filho, que não somente apoia a candidatura de Tavares como quer que ele dispute pelo DEM.
Além desses dois, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, também já fez referência a sua preferência por Zé Reinaldo para o Senado.

Estratégia ruim
A nova estratégia dos comunistas para confrontar a pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney em 2018 é difundir a ideia de que a peemedebista não entrará na disputa.
Os comunistas querem que lideranças políticas do interior não acreditem que Roseana vá realmente disputar o governo do Maranhão no próximo ano.
Mas essa estratégia parece não estar surtindo efeito, porque a ex-governadora vem recebendo diariamente lideranças políticas para tratar de sua pré-candidatura.

Alfinetada
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), decidiu alfinetar o colega Wellington do Curso (PP).
Pelas redes sociais, Cafeteira mostrou que Wellington do Curso, apesar de ser um dos mais ácidos críticos do governo comunista, está faturando com ações da gestão.
O líder governista faz referência ao complicado concurso da polícia militar, que o empresário Wellington do Curso vem fazendo propaganda intensa em busca de alunos.

DE OLHO

R$ 3,35 milhões é o valor gasto com as diárias pagas à Polícia Militar em 2017. A maior parte dessa verba vai para os contracheques dos comandantes, enquanto praças reclamam de atraso no pagamento de valores devidos.

E MAIS

• O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), revelou que está decepcionado com o governo de Flávio Dino.

• Gonçalo não é o primeiro aliado do governador a criticá-lo publicamente. O próprio Zé Reinaldo Tavares já fez críticas à postura de Dino na época do impeachment de Dilma Rousseff.

• O secretário de Comunicação estadual, Márcio Jerry, não gostou nada das brincadeiras feitas após divulgação de vídeo com o governador Flávio Dino andando de bicicleta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.