Divulgação

Grupo Mirante faz ação de desligamento do sinal analógico

Atividade começou a ser realizada na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, no domingo, 12, e ocorrerá em outros quatro domingos no local

Robert W. Valporto/ O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

O Grupo Mirante deu início no domingo, 12, na Feirinha São Luís,na Praça Benedito Leite, no Centro, a uma ação promocional sobre Desligamento da TV Analógica. A ação será desenvolvida por quatro domingos, no intuito de informar a população sobre os benefícios do sinal digital e como usá-lo sem descartar seu televisor antigo.

Na Feirinha São Luís, local muito frequentado pela população aos domingos, foi montado um espaço pelo Grupo Mirante, com equipamentos, televisores e a presença de um técnico responsável do setor de Engenharia do grupo, que explicava sobre o desligamento do sinal analógico e também dava instruções de como ligar o sinal digital nas TVs analógica e digital.

Álvaro Júnior, técnico de Rádio e TV do Grupo Mirante, comentou sobre a ação desenvolvida. “Nós queremos mostrar às pessoas que elas não precisam descartar seu aparelho televisor, o que será um grande dano ao meio ambiente. Com o conversor digital elas poderão continuar com aquele aparelho e, assim, utilizar um sinal de qualidade que chegará à sua casa”, relatou.

Além das informações fornecidas pelo técnico, no local há a presença de uma promotora, que fará a inscrição de participantes na promoção Switch Off. O vencedor do sorteio ganhará uma antena externa e conversor digital.

Ser digital
Aqueles "fantasmas", zumbidos e chuviscos da TV analógica são coisas do passado. Com a TV Digital, acabaram também os malabarismos que às vezes era necessário que as pessoas fizessem para melhorar a qualidade da imagem.

Na TV Digital os sons e imagens são digitalizados e transmitidos com o mesmo tipo de linguagem dos computadores. Na tela da TV, a vantagem mais visível da transmissão digital é o fim desses ruídos que atrapalhavam a visualização.

Para assistir TV com essa qualidade é preciso que os aparelhos sejam de alta definição (HD). Nas lojas e na internet, é possível encontrar essa característica com outros nomes, como "HDTV" ou "DTV". Todos esses termos significam que os televisores são capazes de exibir imagens em alta definição.

O Conversor
Além de ser HD, os aparelhos precisam receber o sinal digital das emissoras. Essa recepção é feita por meio de um aparelho chamado "conversor digital", que pode estar dentro ou fora do televisor.

Se o televisor não possuir o conversor integrado, como é o caso dos aparelhos mais antigos, é necessário comprar esse dispositivo que fica externo ao aparelho de TV, Em seguida, basta conectar ao televisor uma simples antena em UHF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.