Enem 2017

PF fiscalizará Enem para evitar fraudes, confirma o Inep

Este ano, segundo o órgão, em estados como o Piauí, Ceará e Paraíba, já foram confirmadas irregularidades; em 2015 e 2016, houve crime no Maranhão

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Candidatos devem colocar relógios, celulares e objetos eletrônicos nos sacos fornecidos pelos fiscais
Candidatos devem colocar relógios, celulares e objetos eletrônicos nos sacos fornecidos pelos fiscais (Enem)

A Polícia Federal (PF), por meio da superintendência local, vai fazer a fiscalização ostensiva da segunda fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Maranhão. O objetivo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é evitar possíveis fraudes no certame, já que, em alguns estados da federação, como no Ceará, Paraíba e Piauí, já foram confirmadas irregularidades este ano.

Em nota divulgada esta semana em seu site oficial, o Inep lembrou que – no Maranhão – foram anulados os resultados de 13 participantes dos exames de 2015 e 2016, cujos candidatos foram identificados em envolvimento em fraudes no estado.
De acordo com o Inep e da Polícia Federal (PF), o indiciamento dos beneficiados com o crime foi resultado de um inquérito policial (nº 1.560) e que gerou a operação “Jogo Limpo”.

As ações, deflagradas pela PF, por meio da superintendência regional do órgão no estado, foram divididas em duas fases, sendo a primeira há dois anos e a segunda no ano passado. Com os trabalhos, a PF identificou as quadrilhas a partir de fornecimento de dados do Inep.

No domingo passado, 5, de acordo com o Inep, não foi identificado qualquer indício de irregularidade no certame nos locais de prova no Maranhão. A PF deverá, no início da semana que vem, divulgar um balanço da fiscalização no território maranhense.

LEIA TAMBÉM

Ausentes no primeiro dia do Enem poderão fazer provas

Ações
Além da personalização das provas, também serão usados neste domingo os detectores de pontos eletrônicos em locais definidos pela PF. De acordo com a polícia, serão mantidas as identificações biométricas e detectores de metais nas portas dos banheiros.

Ainda segundo a PF, haverá ainda escolta para a entrega das provas, com o apoio de homens da Polícia Militar do Maranhão (PM). Os candidatos também deverão guardar, em envelopes cedidos pela organização do exame, os objetos considerados proibidos e que não deverão estar na cadeira onde o candidato fará a prova.l

SAIBA MAIS

Inep descarta cancelamento

Após a deflagração da operação Adinamia, que prendeu pelo menos quatro pessoas e cumpriu outros 21 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí, o Inep descartou qualquer possibilidade de cancelamento das provas do Enem 2017. O órgão usou, inclusive, as redes sociais para “manter a calma” dos participantes a partir de informações que circulavam, até então, nas redes sociais, de anulação do exame. Segundo o órgão, foram tomadas medidas para manter a “isonomia” do seletivo.

TRECHO DA NOTA DO INEP SOBRE A PARCERIA COM A PF

No segundo semestre de 2017, o Inep anulou o resultado de 13 participantes do Enem 2015 e 2016 envolvidos em fraudes, que perderam o direito às vagas nas Instituições de Ensino Superior onde já estavam matriculados. O indiciamento desses 13 beneficiados por fraude é resultado da conclusão do Inquérito Policial nº 1560/2016-4-SR/PF/MA, instaurado pelo Departamento de Polícia Federal. A operação batizada como “Jogo Limpo” foi deflagrada pela Superintendência Regional no Maranhão e foi dividida em duas fases. A primeira apurou os casos de 2015 e a segunda fase, os casos de 2016. A Polícia Federal chegou às quadrilhas e aos participantes a partir do fornecimento de dados do Inep.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.