Segundo dia de testes

Ausentes no primeiro dia do Enem poderão fazer provas

Informação é do Inep, que alerta que a possível nota atribuída no total do processo pode não ser suficiente para garantir o acesso ao ensino superior; mais de 84 mil candidatos faltaram no primeiro dia de provas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Atrasados  que perderam a prova no primeiro dia do Enem poderão fazer prova neste domingo
Atrasados que perderam a prova no primeiro dia do Enem poderão fazer prova neste domingo (atrasados)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os 84.134 ausentes no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão poderão se submeter às avaliações do segundo dia, previstas para este domingo, 12. De acordo com o Inep, não há nenhum impedimento legal que restrinja a participação dos faltosos, mesmo que estes tenham obtido, por esta razão, nota zero na redação que foi aplicada no domingo passado, 5.

Ainda de acordo com o órgão organizador do Enem, por causa da ausência de nota atribuída no primeiro dia, a nota adquirida no segundo dia “talvez não seja suficiente para ingressar no Ensino Superior”. Segundo o órgão, a quantidade de ausentes no Maranhão no Enem deste ano foi considerada “dentro da média”, apesar da elevação neste índice entre um ano e outro. Enquanto que no ano passado, no primeiro dia de provas (primeira aplicação) foram 26,16% de ausentes, este ano, o percentual de faltosos foi de 29,4%.

De acordo com relatório divulgado pelo Inep, dos 286.168 inscritos no Enem no estado, 202.034 compareceram às provas no domingo, 5. O número de ausentes no Maranhão foi o décimo do país, sendo superado por estados como São Paulo (356.979), Minas Gerais (222.672), Bahia (158.839), Pernambuco (106.656), entre outros.

Neste domingo, 12, os candidatos responderão as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração do exame neste domingo será menor que a do primeiro dia. Enquanto que no primeiro dia, os candidatos tiveram cinco horas e meia para solucionar problemas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação (cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”), no segundo dia de provas, os estudantes terão apenas quatro horas e meia.

LEIA TAMBÉM

PF fiscalizará Enem para evitar fraudes, confirma o Inep



De acordo com o Ministério da Educação, no Maranhão, os portões dos locais de prova serão abertos no domingo (12) às 11h da manhã (horário local) e fecharão ao meio-dia. Ao meio-dia e meia, as provas serão distribuídas aos alunos.

Aos esquecidos
Em nota divulgada na quinta-feira, 9, o Inep informou que os candidatos que, porventura, “esquecerem-se de transcrever a frase citada no caderno de questões para o cartão-resposta” não serão automaticamente eliminados e terão as respostas verificadas normalmente. De acordo com o órgão, a medida pela correção dos participantes “esquecidos”, neste caso, é uma “decisão extraordinária” e tem como objetivo evitar quaisquer tipos de prejuízos aos candidatos.

Mesmo com a decisão, ainda segundo o Inep – por meio de mensagem divulgada em sua página no Twitter – “a transcrição ainda se faz necessária” e que os candidatos devem sim estar atentos às orientações contidas “na capa do caderno de questões” neste domingo, 12.

Orientação
Outra orientação do Inep aos candidatos do Maranhão e de outros estados do país diz respeito ao documento de comparecimento. Segundo o órgão, o (a) candidato (a) deverá imprimir o documento, que pode ser obtido no site da própria instituição, e encaminhar ao fiscal de prova no próximo domingo (12). De acordo com o Inep, quem efetuou o procedimento no domingo passado, 5, deverá repeti-lo no seguindo dia de provas do Enem.

Gratuidade
O Governo do Maranhão informou em seu site oficial que a medida de gratuidade nos coletivos aos estudantes nos principais municípios da Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e em Imperatriz valerá neste domingo (12). Nas redes sociais, alguns estudantes manifestaram insatisfação com a medida já que, de acordo com os relatos, em alguns casos, não foi concedida no domingo anterior (5) a passagem gratuita.

Por isso, de acordo com o Governo, o estudante que não consiga utilizar o benefício deverá anotar a placa do veículo e a linha do coletivo. Após a prova, o (a) interessado (a) poderá se encaminhar até a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), no bairro Apicum, e dar entrada no pedido de ressarcimento. De acordo com o Governo, nos casos comprovados de negação no benefício, os estudantes deverão ser reembolsados.

O Governo informou ainda que o SET está “ciente da situação” e que todo o planejamento e organização dos sistemas que leem os cartões dos estudantes foram feitos para “garantir a concessão da gratuidade”. Apesar de a atual gestão estadual estar no terceiro ano, esta foi a primeira vez que o beneficio foi concedido.

Transporte
Por meio de nota encaminhada a O Estado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que realizará neste domingo, 12, o disciplinamento e ordenamento do trânsito em vários pontos estratégicos da capital maranhense. De acordo com a pasta, a ação começará a partir das 9h, “com agentes de trânsito em viaturas e em pontos específicos no intuito de garantir a fluidez e o acesso dos estudantes aos locais de prova”. Ainda de acordo com a pasta municipal, serão utilizadas também, motocicletas para chegar aos locais de difícil acesso em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários.

A pasta confirmou ainda que a circulação integral da frota de ônibus urbano da capital está “confirmada”. De acordo com o Município, desta forma, “está garantido o deslocamento do candidato”. Segundo a SMTT, as empresas do “Sistema de Transporte Urbano de São Luís” deverão operar entre às 7h e às 11h e das 14h às 18h com cem por cento da frota. De acordo com o Município, atualmente são aproximadamente 1.100 coletivos circulando diariamente na cidade.

Engarrafamentos
Apesar das medidas de disciplinamento do trânsito anunciadas pela SMTT, no primeiro dia de provas do Enem, O Estado registrou congestionamentos em vários pontos da cidade. Os principais locais foram as avenidas Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque e Guajajaras. A expectativa dos organizadores do Enem e da SMTT é de que para este domingo os engarrafamentos deverão ser menores, já que apesar da autorização legal dada aos ausentes, muitos que não estiveram nas provas no primeiro dia não deverão comparecer ao segundo dia de exame.

Segurança
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que no próximo domingo (12), o aparato policial será de aproximadamente 1.500 militares, para realização da escolta, segurança e sigilo das provas. Uma equipe estará disponível no dia da prova no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e será composta por agentes da Polícia Militar, do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Polícia Federal, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

NOTA DA SMTT SOBRE O DISCIPLINAMENTO NO ENEM (SEGUNDO DIA)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), visando dar apoio à realização do processo seletivo do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2017, que será realizado na capital nos dois próximos finais de semana, dias 5 e 12 de novembro, vai realizar o disciplinamento e o ordenamento do trânsito em vários pontos estratégicos e de maior fluxo durante o acesso de estudantes aos locais de prova.

A ação da SMTT começará a partir das 9h, com agentes de trânsito em viaturas e em pontos específicos no intuito de garantir a fluidez e o acesso dos estudantes aos locais de prova. Serão utilizadas também, motocicletas para chegar aos locais de difícil acesso em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários.

Juntamente com a ação no trânsito, a SMTT também autorizou, por meio de portaria, a circulação integral da frota de ônibus urbano da capital, garantindo assim o deslocamento do candidato. As empresas do Sistema de Transporte Urbano de São Luís deverão operar nos dias 05 e 12 de novembro, nas faixas de horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total operante programada para os dias úteis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.