Vacinação Antirrábica

Mais de 60 mil cães e gatos de São Luís já receberam vacina contra a raiva

Até o fim deste ano, a meta é imunizar 160 mil animais em São Luís; a vacinação é a única forma segura de prevenir a doença em cães e gatos

OESTADOMA.COM / com informação da Prefeitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
As visitas nas casas continuam nesta sexta-feira (10) e sábado (11).
As visitas nas casas continuam nesta sexta-feira (10) e sábado (11). (vacinação)

SÃO LUÍS - Um total de 64.012 cão e gatos de São Luís já receberam a vacinação domiciliar, contra a raiva. A imunização é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e integra as ações da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. Até o fim deste ano, a meta é imunizar 160 mil animais. O objetivo da campanha é fortalecer o combate à raiva, através da única forma segura de prevenir a doença que é a vacinação. As visitas nas casas continuam nesta sexta-feira (10) e sábado (11).

Neste fim de semana, a ação contempla bairros como Chácara Brasil, Turu I, Jardim de Fátima, Cohab Anil I, II, III e IV , Cohatrac I, Planalto Anil I, II, III e IV, Jardim das Margaridas, Forquilha, Cruzeiro do Anil, Aurora, Parque Universitário, Isabel Cafeteira, Pirapora e conjunto Santos Dumont. As atividades acontecem também no conjunto Jaguarema, João de Deus, Residencial João Alberto, Residencial Edson Lobão, São Cristóvão, Parque Universitário, João de Deus, Cohapan, São Bernardo, Vila Brasil e Ipem São Cristóvão.

As visitas domiciliares para vacinação de cães e gatos acontecem sempre às sextas-feiras, das 13h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h. São vacinados aqueles que têm pelo menos três meses de idade, exceto os animais que estejam doentes e as fêmeas no último mês de gestação. Nesses, e em outros casos que impeçam a imunização domiciliar, como ausência dos moradores, os proprietários dos animais devem procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

Os agentes vacinadores já estiveram em bairros como Sacavém, Coroadinho, Jordoa, Filipinho, Alemanha, Ipase, Parque Timbira, Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Calhau, Ponta d'Areia e Ponta do Farol. A Prefeitura já concluiu a vacinação nos distritos Centro, Coroadinho, Bequimão e iniciou os trabalho no Distrito Cohab. Já foram imunizados 41.597 cães e 22.415 gatos.

Imunização

O objetivo da Prefeitura de São Luís com a vacinação domiciliar é facilitar o acesso à imunização e manter o controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina. O coordenador da UVZ da Semus, João Batista Pires, explicou que o poder público municipal tem se esforçado para cumprir a meta estipulada. "Estamos contando com grande adesão da população à campanha. Todos têm compreendido que a imunização preserva a saúde não só do animal, como também de todos aqueles que o cercam", afirmou.

A raiva é uma doença causada por vírus e pode ser transmitida ao ser humano através do contato com a saliva de um animal infectado. No ser humano, a doença se caracteriza por uma encefalite (inflamação aguda do cérebro, geralmente causada por infecções) progressiva aguda e letal. A estratégia mais eficaz para evitar os casos de raiva é a vacinação dos animais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.