Justiça eleitoral

Urnas eletrônicas passam por testes no TRE

Sistemas de hardware de 799 urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão estão sendo testados durante simulado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Quase 800 urnas estão sendo testadas no TRE
Quase 800 urnas estão sendo testadas no TRE (urna)

Os sistemas de hardware de 799 urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) estão sendo testados durante simulado que começou na segunda-feira, 6 de novembro, e encerra na sexta, 10.

No país, serão 22.235 equipamentos testados até o dia 17 de novembro. A ação é coordenada pela Seção de Gestão Tecnológica das Urnas Eletrônicas da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral.

O propósito do Simulado Nacional de Hardware (SNH) é identificar falhas persistentes, principalmente aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las para permitir a análise posterior de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo do pleito ordinário em todo o Brasil.

Os problemas de hardware têm uma característica específica que os diferenciam dos de software (bugs). Estes, uma vez identificados e corrigidos adequadamente, não se manifestam mais durante a execução de um sistema.

No hardware, sempre ocorrerá uma taxa de falhas em um conjunto de equipamentos. Contudo, devem-se separar as falhas ocasionais de hardware das persistentes, decorrentes de degradação, envelhecimento, processos produtivos ou componentes fora das especificações.

Para identificar e mitigar a ocorrência de falhas de hardware nas urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral investe na realização de simulados de hardware, onde uma amostra significativa desses equipamentos é submetida a testes que simulem sua utilização no dia das eleições oficiais. As ocorrências de erro ou defeitos são registradas e analisadas para que as medidas saneadoras sejam efetivadas em tempo hábil.

Em 2014, ocorreu o 1º Simulado de Hardware da Justiça Eleitoral, ainda sem biometria, no qual foram identificados alto índice de urnas 2009 e 2010 apresentando travamento ou “erro de HW”. Através da análise desses dados e de relatos do TRE-SC, foi realizado um estudo com engenheiros da empresa responsável pela fabricação das urnas e técnicos do TSE.

Esse estudo possibilitou a identificação e solução do problema e viabilizou uma ação emergencial que minimizou a incidência desse defeito na eleição de 2014. Em 2015, foi realizado o 1º Simulado Nacional de Hardware com Biometria. Para a realização deste simulado, foram desenvolvidas ferramentas para replicação dos dados biométricos dos testadores e para o registro das ocorrências de falha. Essas ferramentas possibilitaram o teste de todo o hardware da urna eletrônica e o correto registro das falhas para geração de informações estatísticas que auxiliam na estimativa ou possibilidade de previsão de fenômenos futuros.

Como funciona

Como o foco do simulado está no hardware das urnas eletrônicas, os testes se concentram na exercitação dos componentes físicos, incluindo os leitores biométricos. Para possibilitar os testes das urnas com biometria é utilizada uma ferramenta para criação de massa de teste biométrica, o Módulo Simulador de Seções Biométricas (ELO/MSSB).

A intenção do simulado não é provocar erros e sim evidenciar as possíveis falhas permanentes dos equipamentos durante o curso de uma eleição. Por esse motivo, não serão definidos cenários a serem seguidos, como nos testes em campo de software, mas as urnas deverão ser utilizadas de forma a reproduzir o seu uso em um dia de eleição oficial, com a realização de procedimentos como contingência de flash e/ou urna, uso de aplicativos como o Recuperador de Dados (RED) e o Sistema de Apuração (SA), tudo o que for necessário para que os arquivos da urna sejam transmitidos ao TSE. O controle estatístico do simulado é baseado nas tabelas de correspondências, inclusive a verificação do quantitativo de urnas eletrônicas por unidade federativa, e nas ocorrências registradas no Sistema de Ocorrências para Simulado de Hardware (SOS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.