Potências

Trump visita a China pela primeira vez como presidente

Visita de Estado tem objetivo de melhorar os laços entre as duas potências mundiais; Trump e Xi Jinping também vão discutir as tensões causadas pela Coreia do Norte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

PEQUIM - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado por sua mulher Melania, chegou ontem a Pequim, na China, para a sua primeira visita ao país após assumir a presidência. A visita de Estado tem o objetivo de melhorar os laços entre as duas potências mundiais e será marca pelo clima de tensão em torno do programa nuclear norte-coreano.

Na companhia do mandatário chinês, Xi Jinping, ele visitou a Cidade Proibida de Pequim, o antigo palácio dos imperadores chineses. Os governantes também tiveram um jantar ao lado de suas esposas ontem.

A parte política da viagem está programada para hoje, quando Trump presidirá a realização de um fórum de negócios e assinatura de vários acordos bilaterais no Grande Palácio do Povo.

A visita segue ao encontro que Xi e Trump realizaram em abril, na residência privada do magnata americano em Mar-a-Lago (Flórida), uma reunião que marcou diferenças entre dois governos tradicionalmente confrontados por questões comerciais e diferenças ideológicas. Trump busca o apoio chinês para convencer o país a renunciar a seu programa nuclear e seus testes balísticos.

Coreia do Sul

Antes de deixar a Coreia do Sul, Trump fez uma nova advertência à Coreia do Norte. "Não nos subestimem", declarou Trump em um discurso no Parlamento de Seul. "Todas as nações responsáveis devem unir suas forças para isolar o brutal regime da Coreia do Norte", afirmou Trump diante dos deputados sul-coreanos.

Viagem à Ásia

Na primeira escala da sua viagem, o presidente americano visitou o Japão, onde se reuniu com o imperador do Japão, Akihito, e com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Ao lado de Abe, Trump declarou que "a era da paciência estratégica acabou". O Japão que nos últimos meses viu o regime de Pyongyang lançar dois mísseis que sobrevoaram seu território apoiou a proposta americana.

A viagem de Trump é a mais longa de um presidente americano em 25 anos à Ásia acontece após meses de tensão entre Washington e Pyongyang. O governo de Kim Jong-un troca ameaças verbais com a administração Trump.

Trump também participará da cúpula da APEC (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), no Vietnã, e do fórum da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), nas Filipinas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.