Perigo

Sinalização inadequada causa risco no trânsito

Cruzamentos desordenados foram identificados na Av. Martins Penha, no Maranhão Novo, e Av. 1, no Bequimão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Sem sinalização no cruzamento da Avenida Martins Penha, no Maranhão Novo, trânsito é desordenado
Sem sinalização no cruzamento da Avenida Martins Penha, no Maranhão Novo, trânsito é desordenado (cruzamento)

Um cruzamento sem sinalização adequada e desorganizado na Avenida Martins Penha, no Maranhão Novo, próximo ao Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual do MA, e outro no início da Avenida 1, no Bequimão, em São Luís, estão colocando em risco a travessia de pedestres e motoristas. Os condutores não têm nenhuma orientação para qual lado devem trafegar e circulam na área de forma desordenada. O trânsito flui para quatro sentidos diferentes.

Nos dois trechos das vias há sinalização horizontal, mas não há semáforos e nem placas oficiais de trânsito (sinalização vertical). Os moradores da localidade reclamam da falta de sinal de trânsito e relatam que, devido aos acessos desordenados, ocorrem acidentes todos os dias.

A funcionária pública Maria Marciana Santos, 63 anos, relata que já tentou solicitar um semáforo para ser instalado na área, mas não teve sucesso. “Moro aqui há muitos anos. Já vi muitos acidentes por causa desses cruzamentos. Temos de esperar muito tempo para um motorista parar e podermos atravessar. Já lutamos muito para colocar um semáforo aqui, mas não conseguimos”, disse.

Morador da área, o auxiliar de logística Danilo Goulart, 29 anos, ressaltou que a situação é complicada, principalmente para pedestres. “Esses cruzamentos não têm lei. Os motoristas trafegam para os lados que querem. Nós, pedestres, quando precisamos atravessar a via, corremos o risco de ser surpreendidos pelos veículos. É carro para todo lado”, explicou.

O comerciante Raimundo Palhano, 53 anos, disse que todos os dias têm acidentes na localidade. “Esses cruzamentos é um erro. Todos os dias têm muitos acidentes. Os motoristas que vem das ruas transversais ou da avenida principal fazem o que querem. A sinalização horizontal que tem aqui não adianta nada, porque os motoristas devem olhar para frente e não para o chão”, finalizou Palhano.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou, em nota, que vai enviar uma equipe de sinalização para verificar o local citado na reportagem, a fim de que sejam tomadas as providências necessárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.