PSDB

PSDB confirma destituição de Carlos Brandão do comando do partido no Maranhão

Tasso Jereissati diz que não aceita partido atrelado ao PCdoB no Maranhão e confirma candidatura de Roberto Rocha ao governo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Roberto Rocha assumirá papel de Brandão no PSDB
Roberto Rocha assumirá papel de Brandão no PSDB (Roberto Rocha)

O presidente em exercício do PSDB, Tasso Jereissati, confirmou ontem, em documento encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a destituição do vice-governador Carlos Brandão da presidência do PSDB no Maranhão.

A decisão foi tomada após pedido formulado pelo ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, em representação protocolada ainda no mês de outubro. Segundo ele, em virtude de uma aliança firmada ainda em 2014 – “em um ambiente político diverso do presente”, destacou – os tucanos maranhenses assumiram postura de “subserviência absoluta ao PCdoB local”.

“O PSDB no Maranhão não pode continuar alimentando a candidatura do PCdoB, que vive do apoio de Lula e do PT”, pontuou Madeira.

Ao decidir sobre o assunto, Jereissati destacou vários pontos que denotam “submissão” do PSDB “aos caprichos do PCdoB” no Maranhão.

Para o presidente em exercício da sigla, o que mais “causa espécie” é o fato de que a propaganda eleitoral dos tucanos foi utilizada para exaltar a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) e de que, mesmo apoiado pelo PSDB, o comunista é declaradamente a favor da candidatura do ex-presidente Lula.

“Realmente, causa espécie o fato da propaganda partidária do PSDB, veiculada no primeiro semestre de 2017, ter sido utilizada para exaltar ações do Governador Flávio Dino. Da Mesma forma, causa repulsa o fato de que o Governo apoio pelo pelo PSDB oferece apoio irrestrito ao ex-presidente Lula, declaradamente pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018”, pontuou.

Convenção – Com a destituição da Comissão Executiva Estadual do PSDB, Tasso Jereissati nomeou uma Comissão interventora, presidida pelo senador Roberto Rocha, tendo Sebastião Madeira como secretário geral.

Além de promover o “realinhamento” do partido com o direcionamento político nacional, os interventores têm a missão de organizar uma nova convenção estadual da legenda, que estava marcada inicialmente para o próximo sábado, 11.

Destituído do posto, o ex-presidente Carlos Brandão tem oito dias – a partir da comunicação oficial da decisão – para apresentar defesa.

Mais

Ao garantir o controle do PSDB no Maranhão – numa jogada que já era esperada há meses -, o senador Roberto Rocha aplica duro golpe nas pretensões do governador Flávio Dino (PCdoB), que esperava repetir em 2018 a ampla aliança que firmou em 2014, com partidos de vários matizes político-ideológicos. Além disso, há o prejuízo prático em relação à perda de tempo na propaganda eleitoral gratuita.

Ricardo Mura assume o comando do PRP

O ex-deputado Ricardo Murad recebeu ontem, após reunião com o presidente nacional do Partido Republicano Progressista, Ovasco Resende, aval para comandar o partido no Maranhão e para disputar as eleições de 2018.

Murad participou do encontro acompanhado do vice-presidente nacional do PRP, ex-vereador Severino Sales.

“Estamos hoje aqui num momento festivo porque estamos aqui agrupando alianças partidárias para poder deixar o partido maior. Hoje estamos conversando para que o Dr. Ricardo Murad venha a ser o nosso presidente regional. E pra isso veio com projeto muito grandioso que é a candidatura a majoritária”, disse Ovasco.

O presidente nacional demonstrou muita satisfação com o futuro do partido no Maranhão e deu carta branca para a atuação de Murad visando as eleições 2018.

“Está aberto a você Murad uma candidatura, aquilo que você achar que é conveniente ao processo de fazer também o nosso federal. Que venha a Andrea, que venha o Sousa, que venha um projeto grandioso. Estamos muito contentes. Seja bem vindo dentro do PRP”, finalizou.

Ricardo Murad comentou que a oposição majoritária está consolidada no Maranhão com os fatos decisivos dos últimos dias no estado.

“Quatro importantes e decisivos fatos nos últimos dias definem o quadro político favorável às oposições no Maranhão. A confirmação de Roseana como pré-candidata, a destituição de Carlos Brandão e a designação do senador Roberto Rocha como presidente do PSDB, a reafirmação da candidatura de Maura Jorge, e a minha confirmação pelo presidente nacional do PRP como presidente do partido no estado, indicado pelo vice-presidente Severino Sales, definem o quadro das forças majoritárias de oposição para as próximas eleições”, destacou Murad.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.