Pelo caminho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Destaques nas eleições municipais de 2016, a ponto de serem apontados como nomes de peso nas eleições de 2018, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e os estaduais Eduardo Braide (PMN) e Wellington do Curso foram perdendo força ao longo do ano; e chegam ao fim de 2017 praticamente esquecidos do debate sobre o Governo do Estado.
No que diz respeito a Eliziane Gama, é bem verdade que seu nome esvaziou-se politicamente já durante a própria campanha municipal, que ela iniciou como favorita em São Luís e acabou amargando um desalentador quarto lugar. Hoje, a deputada federal mais votada nas eleições de 2014 tem apenas um arremedo de candidatura ao Senado para tentar apresentar ao debate eleitoral do ano que vem.
Wellington do Curso também chegou ao seu auge no primeiro turno das eleições de 2016. Ganhou força durante a campanha, superou Eliziane, ameaçou o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), mas acabou ficando em terceiro lugar. Tentou apresentar-se como
opção ao governo - ou ao Senado - mas seu discurso não foi levado a sério.
Dos três destaques de 2016, apenas Eduardo Braide continuou com força ao longo de 2017. Mas ele próprio optou por sair do debate, recusando-se a discutir qualquer projeto majoritário para o Maranhão. A confirmação da candidatura da ex-governadora Roseana é a pá-de-cal na candidatura de Braide, que deve mesmo buscar uma vaga na Câmara Federal.

Capitulou
Derrotado na queda de braço com o supersercretário Márcio Jerry, o titular da Segurança, Jefferson Portela, agora tenta se manter no cargo.
Filiado ao PCdoB, ele sonhava, desde 2014, com uma candidatura a deputado federal, mas foi bombardeado ainda tentando alçar voo pelo principal auxiliar de Flávio Dino (PCdoB).
Ontem, Portela finalmente anunciou que não será candidato a nada em 2018.

Com ele...
O senador Tasso Jereissati, que preside o PSDB nacional, disse ao vice-governador Carlos Brandão que ele será muito bem tratado se permanecer na legenda.
Mas deixou claro que o projeto tucano no Maranhão agora passa pelo senador Roberto Rocha.
Ontem, Jereissati encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral a Resolução que destituiu o vice-governador do comando do PSDB maranhense.

...ou rua
Para continuar no PSDB, Brandão terá que se afastar do governador Flávio Dino e, principalmente, do PCdoB.
Foi deixado claro a ele por Tasso Jereissati que os comunistas têm visão de mundo e de política oposta ao que pensam os tucanos.
Assim como Brandão, os que pensam como ele terão a porta da rua como serventia da casa.

Fatos não mentem
Mais uma vez o secretário Márcio Jerry usou uma rede social para agredir verbalmente o jornal O Estado. Como de praxe, mostrou falta de compostura inadequada ao cargo que ocupa.
Dessa vez, esperneou porque O Estado publicou os resultados de levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), um dos estudos mais sérios do país, que apontou piora da malha viária do Maranhão entre os anos comunistas de 2016 e 2017.
Ao contrário do secretário, conhecido por suas grosserias na web, O Estado seguirá atendo-se a fatos. Deixamos os maus modos a quem de direito.

Com os prefeitos
A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) vai iniciar logo no início de 2018 um périplo pelos 216 municípios do interior maranhense.
Ela quer conversar com cada prefeito e com as demais alas municipais, para consolidar-se como opção de voto.
Mas os números que ela tem como parâmetro já lhe dão uma certeza: a maioria dos prefeitos, hoje, não pretende votar no adversário comunista.

Senado
Os pré-candidatos a senador Edison Lobão (PMDB) e Sarney Filho (PV) entusiasmaram-se com a candidatura de Roseana Sarney ao governo.
Para eles, a força eleitoral da ex-governadora é capaz de catalisar votos para eleger os dois representantes do Maranhão no Senado.
Sobretudo pela falta de candidatos consistentes nos demais grupos políticos.

DE OLHO
400 delegados É o que dispõe atualmente a Secretaria de Segurança no Estado, sendo que mais da
metade em São Luís

E MAIS

• Assim como ela em relação a ele, o ex-secretário Ricardo Murad (PRP) também preferiu silenciar em relação à candidatura de Roseana ao governo.

• A ex-prefeita Maura Jorge voltou a rebater a possibilidade de compor, como candidata a vice, uma das chapas de governador.

• Dez fotossessores começam amanhã a flagrar motoristas infratores em quatro grandes avenidas de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.