Saúde

Pacientes obesos com diabetes tipo 2 já podem fazer bariátrica

Antes, doença não era suficiente para realização de cirurgia de redução de estômago; CFM autorizou procedimento a obesos não mórbidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O Conselho Federal de Medicina (CFM) deu parecer favorável para que pacientes com diabetes e com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 a 34,9 kg/M² (pessoas com obesidade grau I) possam se submeter à cirurgia bariátrica, a conhecida redução de estômago. Isso significa, que pessoas que não são consideradas obesas mórbidas possam agora se submeter ao procedimento.

O paciente com obesidade grau I pode ser um cidadão com 1,7 m e que pesa cerca de 90 quilos. Com esses peso e tamanho, o IMC é de cerca de 31. Pela decisão da CFM, esse paciente já pode se submeter uma um procedimento cirúrgico de redução de estômago. Pelo procedimento chamado Bypass, é feito um desvio no sistema digestivo que facilita a perda de peso e também o controle do diabetes, inclusive o tipo 2.

A decisão do conselho é polêmica, mas profissionais que trabalham com a cirurgia bariátrica dizem ser acertada. Segundo o cirurgião, Luís Eduardo Veras, que faz parte do grupo de médico Pró-Cirúrgico no Maranhão, a decisão do CFM deveria ter ocorrido antes devido ao número de pessoas diagnosticadas com diabetes.

“Acredito que veio em uma boa hora, já que a diabetes é uma doença que está se tornando cada vez mais comum à medida que cresce o número de cidadãos obesos no país”, afirmou o médico.

Cirurgião Luís Eduardo Veras avalia que decisão é acertada
Cirurgião Luís Eduardo Veras avalia que decisão é acertada

Pacientes
Pelos dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Maranhão existem mais de 12 milhões de pessoas com a diabetes tipo 2, que antes não era suficiente para que pacientes obesos pudessem se submeter à cirurgia de redução de estômago.

Ainda de acordo com Veras, a cirurgia é uma indicação necessária para quem já tem a diabetes e já tentou outros tipos de tratamento. “No paciente que tem a indicação da doença, tem sido melhor o resultado positivo com a cirurgia’, afirmou .

Para a realização do procedimento também são necessários: idade mínima de 30 anos e máxima de 70; ter menos de 10 anos de diabetes; e que o paciente não responda adequadamente ao tratamento clínico com medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Obesidade
Além de cirurgia bariátrica para o combate ao diabetes, o grupo Pró-Cirúrgico tem reconhecimento mundial por ter desenvolvido uma nova técnica para a redução de estômago para pacientes considerados superobesos, aqueles com IMC superior a 50.

A nova técnica tira esses pacientes da faixa de obesidade após três anos do procedimento. Este ano, os médicos maranhenses foram a Londres, no encontro internacional de cirurgia bariátrica, para mostrar o novo procedimento.

Saiba mais

Síndrome metabólica

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).
A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.