Internacional

Evento debaterá uso do ‘canabidiol’ em São Luís

Iniciativa da UFMA, que ocorrerá dias 22 e 23, está com inscrições abertas e enfocará tratamento da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
A Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) será debatida
A Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) será debatida (virus zika lesão ocular)

SÃO LUÍS - A “International school on machine learning for neural disorders caused by zika virus”, evento de natureza internacional, promovido pelo Laboratório de Processamento da Informação Biológica (PIB-UFMA), reunirá palestrantes de diversos países, como Índia e África do Sul. O objetivo é debater assuntos como a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), o uso medicinal da Cannabis no tratamento de doenças neurodegenerativas, além do desenvolvimento e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina em pesquisas na área da saúde.

As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas no site www.even3.com.br/MLZV. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 deste mês, respectivamente no auditório da Pós-graduação de Ciências da Saúde e no auditório central do Complexo Pedagógico Paulo Freire.

Também será abordado temas como o uso da inteligência artificial no auxílio de diagnóstico de saúde, além do uso de substâncias presentes em ervas medicinais para tratamento de doenças como a microcefalia.

Resolução
Em maio deste ano, a Anvisa publicou em Diário Oficial da União por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) No 156, a inclusão da erva “Cannabis sativa” no código farmacêutico brasileiro. Desde então intensificaram-se os debates e discussões sobre o uso medicinal do canabidiol, ou CDB (substância presente na erva).

Tendo em vista toda a polêmica sobre as leis que regulamentam o uso da substância, raramente utilizada de forma medicinal (somente com autorização judicial), vale lembrar que no ano de 2015 a própria Anvisa já havia admitido que o uso do canabidiol possui propriedades terapêuticas por conseguir controlar convulsões em epilepsias de difícil controle.

Quarta-feira, 22
No Centro de Pesquisa da Pós - Graduação Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

7h30 às 9h - Inscrição
8h às 9h - Cerimônia de abertura
9h às 10h - Antonio Augusto Moura da
Silva (UFMA, Brasil)
10h às 11h - "Análise da vasculatura retiniana e parâmetros do olho-olhar para identificar a diferença entre o caso e controlar as crianças". Dinesh Kumar (RMIT University, Austrália)
11h às 12h - "Conceber o pensamento como uma rota para inovação em saúde e engenharia biomédica baseada em necessidades". Tania Douglas (Universidade de Cape Town, África do Sul)
12h às 14h - Almoço
14h às 15h - "As malformações cerebrais e do tronco encefálico estão associadas a paroxismos epileptiformes em pacientes com síndrome congênita do vírus Zika". Claudio Queiroz (Instituto do Cérebro, UFRN)
15h às 16h - "O epitélio olfatório embrionário como uma possível rota para a infecção cerebral do vírus Zika". Eduardo Sequerra (Instituto do Cérebro, UFRN)
16h às 17h - "Casa de Apoio Ninar: Um Centro de Referência em Neurodesenvolvimento". Patricia Sousa (UFMA, Brasil)

Quinta-feira, 23
No Centro Pedagógico Paulo Freire
14h às 16h - Painel de discussão
Uso medicinal da Cannabis: Tratamento de doenças neurodegenerativas.
Moderador: Prof. Allan Kardec Duailibe Barros Filho (UFMA, Brasil)
1. Katy Lísias de Albuquerque (UFPB, Brasil)
2. Patricia Sousa (UFMA, Brasil)
3. Ricardo Ferreira (Especialista em dor e
cirurgia de coluna)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.