Obras

Barracas começam a ser retiradas da Praça Deodoro

Remanejamento de alguns ambulantes do logradouro foi inciado ontem para a instalação do canteiro de obras e execução da reforma da região central de São Luís, que envolve as praças do Pantheon e Deodoro e a Rua Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Quiosque foi retirado na manhã de ontem da Praça Deodoro, Centro de São Luís
Quiosque foi retirado na manhã de ontem da Praça Deodoro, Centro de São Luís (Quiosque foi retirado na manhã de ontem da Praça Deodoro, Centro de São Luís)

SÃO LUÍS - Começou ontem a desocupação da Praça Deodoro para o início das obras de reestruturação executadas pelo Iphan por meio do PAC Cidades Históricas do Governo Federal naquela área. Na manhã de ontem, um quiosque foi retirado do logradouro por uma equipe da Blitz Urbana e equipes da Prefeitura de São Luís estiveram visitando o local onde será instalado o canteiro de obras para o início à reforma de áreas na região central de São Luís (Praça do Pantheon, Praça Deodoro e Rua Grande).

A visita técnica contou ainda com a participação de integrantes da empresa responsável pelas obras, além de representantes dos vendedores ambulantes. Segundo informações, o proprietário do quiosque retirado da praça foi, anteriormente, notificado por órgãos da Prefeitura. As polícias Civil e Militar estiveram no local para evitar tumulto por causa da mudança.

No primeiro momento, apenas os vendedores ambulantes que estão localizados na área central da Deodoro - onde será instalado o canteiro de obras - precisarão ser remanejados para outra parte da praça. Todos os que tiverem seus pontos de vendas nos arredores poderão permanecer até o início do próximo ano.

No dia 20, segundo a Prefeitura de São Luís, os comerciantes que estiverem na Praça do Pantheon terão que retirar suas barracas, já que as obras terão início por ali simultaneamente aos serviços realizados na Praça Deodoro e nas alamedas laterais. A previsão é que as obras comecem pela Praça Deodoro na próxima semana.

Preocupação

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes e Similares de São Luís, Carlos Cunha dos Cantos, esteve presente na visita técnica e manifestou preocupação com os comerciantes que precisarão ser realocados. " Tivemos reunião com a Prefeitura de São Luís e definimos os locais que os ambulantes ficarão, para que não sejam prejudicados no período de festas de fim de ano quando, tradicionalmente, as vendas aumentam em todo o comércio. Após o Natal eles serão transferidos para a lateral do Liceu Maranhense", disse.

Arnoldo Bastos, superintendente de Fiscalização e Postura da Blitx Urbana de São Luís, disse que existe uma grande expectativa para o início das obras e sobre a mudança dos ambulantes para outros locais. "Hoje estamos avaliando os locais que precisarão ser desocupados de imediato, já que as obras devem começar nas próximas semanas. Deixamos os comerciantes que não precisarão sair de imediato. Tomamos medidas para que os comerciantes não sejam prejudicados", informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.