Economia maranhense

Aberta a segunda edição da Expo Indústria Maranhão

Considerado o maior evento multiempresarial da indústria no Nordeste, atividades deverão movimentar R$ 120 milhões em negócios; evento foi instalado ontem no Multicenter Sebrae pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Edilson Baldez fala durante a abertura da Expo Indústria, no Multicenter Sebrae
Edilson Baldez fala durante a abertura da Expo Indústria, no Multicenter Sebrae

A Expo Indústria Maranhão – considerado o maior evento multiempresarial da indústria na Região Nordeste – foi aberta no início da noite de ontem (8) no Multicenter Sebrae (Cohafuma) em evento que contou com autoridades e empresários em geral. Além da Expo – que ocorrerá até amanhã (10) – também haverá de forma simultânea a primeira edição do Salão de Turismo do Maranhão, cujos estandes estarão expostos no Centro de Convenções.

A abertura da Expo foi feita pelo presidente do Sistema Fiema – realizador do evento. Em discurso, o presidente da entidade, Edilson Baldez, fez menção à estrutura (70 estandes e seis espaços temáticos) que oferecerão as principais novidades no segmento industrial do estado com a exibição de novos equipamentos e serviços de 150 empresas parceiras. “Este evento é de suma importância para reforçar a potencialidade das empresas de pequeno e médio porte deste estado, responsáveis por cinquenta e quatro por cento dos empregos formais no Maranhão”, disse.

Ele frisou ainda que a Expo também será uma oportunidade para que o setor industrial finalmente se modernize. “Nossa tecnologia não acompanhou integralmente as novidades em outros centros do país, em especial, no segmento de automação. Não é possível potencializar a competitividade sem inovação e investimentos em tecnologia”, disse.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, esteve presente à abertura da Expo Indústria Maranhão à convite de Edilson Baldez e fez referência ao momento, de acordo com ele, positivo vivido pelo Maranhão. Para o dirigente, é necessário investir no setor cujo grau de importância é similar a outros, como o agronegócio. “No Maranhão, a agricultura tem um papel fundamental no desenvolvimento. Mas não é possível a consolidação deste quadro sem a participação efetiva das indústrias”, afirmou.

Estrutura

A segunda edição da Expo Indústria Maranhão oferecerá uma estrutura superior à inicial, de acordo com a própria direção da Fiema. Em uma área de 11.482 metros quadrados, o público poderá conhecer, por exemplo, modelos de negócio bem-sucedidos e que foram responsáveis pela geração de empregos e arrecadação de tributos. Em um dos espaços, por exemplo, os visitantes conhecerão produtores de alambiques – equipamentos usados para a produção de cachaça.

Segundo a Fiema, a disponibilização deste serviço serve para fomentar o surgimento e desenvolvimento da cadeia produtiva de cachaça, ainda inexistente no estado. Para consolidar este apoio, a reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) assinou, durante a abertura da Expo Indústria Maranhão, um convênio para a execução de um projeto de pós-gradução da instituição que incentiva a produção de cachaça no estado. “Será uma medida pioneira e que sem dúvida deverá trazer frutos para o estado”, disse o reitor do IFMA, Roberto Brandão.

Movimentação de negócios

A expectativa dos organizadores é de que, durante os três dias de evento, serão movimentados R$ 120 milhões em negócios. Hoje (9), a partir das 19h, na Arena da Indústria estão programadas as palestras “Crescimento Disruptivo: Caso da cervejaria artesanal nº 1 no mundo”, com José Felipe Carneiro, da Cervejaria Wäls (MG) e “Esporte e Qualidade de Vida”, com o jogador de vôlei de praia, Emmanuel Rêgo.

Sustentabilidade

As ações de sustentabilidade da indústria maranhense, como projetos de pesquisas voltados para a elaboração e aprimoramento de fontes de energia alternativa, serão conhecidas na Arena da Sustentabilidade, outro espaço novo da feira, patrocinado pela Omega Energia.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apresentará um panorama sobre a questão ambiental no painel de abertura da Arena da Sustentabilidade. No local, totalmente revestido de materiais recicláveis oriundos de garrafas PET, também serão realizadas palestras com pesquisadores e especialistas no assunto.

“Este evento é de suma importância para reforçar a potencialidade das empresas de pequeno e médio porte deste estado, responsáveis por cinquenta e quatro por cento dos empregos formais no Maranhão”Edilson Baldez, presidente da Fiema

Números

11.482 m² é a área da Expo Indústria Maranhão

150 empresas parceiras

70 estandes

6 espaços temáticos

Expo Indústria 2017

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.