Crise interna

Jereissati vê submissão do PSDB do MA ao PCdoB de Flávio Dino

Argumento usado em relatório para justificar intervenção no partido pela direção nacional aborda ainda o fato de Flávio Dino ter declarado apoio incondicional ao ex-presidente Lula

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Tasso Jereissati tirou o comando do PSDB no MA das mãos de Carlos Brandão e passou para o senador Roberto Rocha
Tasso Jereissati tirou o comando do PSDB no MA das mãos de Carlos Brandão e passou para o senador Roberto Rocha (Roberto Rocha com lideranças)

Como já vinha sendo noticiado, a direção nacional do PSDB interveio no Maranhão e destituiu o atual comando do partido no estado. Desta forma, Carlos Brandão, que é vice-governador, não é mais o presidente da legenda. O comando do ninho tucano foi dado o senador Roberto Rocha.

No relatório apresentado pelo presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, disse que o partido no Maranhão se tornou subserviente ao PCdoB.

“Vislumbro violação à integridade, disciplina, fidelidade e ética partidária, bem como percebo a necessidade de se garantir o exercício da democracia interna, prevista no art. 2º do Estatuto Partidário. De fato, o relato posto na inicial da Representação e os documentos apresentados, denotam uma submissão do PSDB no Maranhão aos caprichos do PCdoB no Estado, cujo maior expoente é o chefe do poder executivo local”, disse Jereissati no documento.

Outro ponto do argumento usado pela direção nacional é o fato de o governador Flávio Dino declarar-se apoiador da pré-candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Realmente, causa espécie o fato da propaganda partidária do PSDB, veiculada no primeiro semestre de 2017, ter sido utilizada para exaltar ações do Governador Flávio Dino. Da Mesma forma, causa repulsa o fato de que o Governo apoio pelo PSDB oferece apoio irrestrito ao ex-presidente Lula, declaradamente pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018”, pontuou o presidente nacional.

O pedido de intervenção foi feito pelo ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, alegando que o partido, ao ser aliado do PCdoB, não tem como seguir o projeto definido nacionalmente para o PSDB no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.