Oportunidade de negócios

Começa hoje o Salão de Turismo do Maranhão

Primeira edição do evento acontecerá até o dia 10 deste mês no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e será oportunidade de negócios

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
José Morais diz que evento deverá contribuir para novos negócios
José Morais diz que evento deverá contribuir para novos negócios

A primeira edição do Salão de Turismo do Maranhão, que acontecerá até o dia 10 deste mês no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, será aberta hoje a partir das 8h e promete ser uma oportunidade de aquisição de negócios e exibição das belezas do estado. A ideia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), organizadora do evento, é fomentar o mercado turístico que atualmente, de acordo com dados do próprio Sebrae é responsável por um faturamento anual e mundial de aproximadamente U$ 1,2 trilhão. O Salão ocorrerá de forma simultânea à Expo Indústria, que também começará hoje (7).

Além de empresários do setor e dirigentes do estado e do município, também deverão integrar as atividades técnicos e consultores do Sebrae. Durante os dias de atividade, além de debates e workshops, também serão expostos produtos típicos do artesanato maranhense em estandes montados na área do Centro de Convenções.

Para o diretor técnico do Sebrae e coordenador do Salão de Turismo, José Morais, o evento deverá oportunizar novas ideias no mercado e contribuir para o aumento no número de visitantes do estado. “O brasileiro precisa conhecer o nosso estado e a promoção interna de um evento como este será benéfica para o Maranhão”, disse.

O dirigente também frisou que o Salão do Turismo será inicialmente consolidado no mercado interno para, em seguida, ser promovido em outras cidades brasileiras. “Para que haja a promoção de fato da realidade turística do nosso estado, é necessário levar o que será apresentado aqui durante os dias do evento para outras praças do país”, frisou.

Valorização

Ainda segundo os organizadores, o Salão de Turismo valorizará os dez polos turísticos do estado: São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munim, Amazônia Maranhense e Serras Guajajara. Representantes da cadeia turística do estado, como as secretarias de Turismo de São Luís e do Estado também estarão presentes ao evento.

Oportunidades

O Salão do Turismo também será uma oportunidade de apresentação dos negócios formados e consolidados no mercado local. É o caso das rendeiras do município de Raposa – distante 32 quilômetros da capital maranhense. As bolsas e roupas em geral feitas com fibra de buriti (planta da família das palmáceas) usadas como matéria-prima, serão exibidos em um estante exclusivo. “Trata-se de um artesanato único e que merece ser valorizado”, disse a rendeira Marilene Marques.

Programação

Hoje (7) a programação do Salão do Turismo começará a partir das 8h com o curso “Etiqueta à Mesa”, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com o professor Aldo Martins. Às 14h, haverá oficina “Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet” e, no mesmo horário, palestra sobre “Atendimento com qualidade no turismo”. Às 17h, será iniciada oficina sobre pratos típicos da culinária maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.