Comemoração

TJ homenageia magistrados e autoridades nesta quarta

Evento marca a passagem dos 204 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão; solenidade será conduzida pelo presidente da Corte. desembargado Cleones Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão realiza amanhã, às 10h, solenidade em comemoração aos seus 204 anos de existência, com a entrega de medalhas a magistrados, servidores, autoridades e personalidades que contribuíram com a Justiça. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Cleones Cunha, na Sala das Sessões Plenárias do TJMA.

Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça – José Joaquim Figueiredo dos Anjos (30 anos de magistratura); Nelma Sarney (30 anos de magistratura); Tyrone Silva (30 anos de magistratura); Jamil Gedeon (20 anos de magistratura); e Paulo Velten (10 anos de magistratura) – receberão a "Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima", na qualificação ouro.

Também receberão a medalha por três décadas de bons serviços prestados à magistratura os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos, Raimundo Moraes Bogéa e Samuel Batista de Souza.

A "Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima" – na categoria prata – será entregue a 28 juízes que completaram 20 anos de magistratura – Ana Cristina Ferreira Gomes de Araújo, Mário Prazeres Neto, Sidarta Gautama Farias Maranhão, Gustavo Henrique Silva Medeiros, Alexandre Lopes de Abreu, Douglas de Melo Martins, Alexandra Ferraz Lopez, Patrícia Marques Barbosa, Manoel Matos de Araújo Chaves, Weliton Sousa Carvalho, Luís Carlos Dutra dos Santos, Alice Prazeres Rodrigues, José Nilo Ribeiro Filho, Diva Maria de Barros Mendes, Ana Paula Silva Araújo, Ana Maria Almeida Vieira, Simeão Pereira Silva, Wilson Manoel de Freitas Filho, Osmar Gomes dos Santos, João Francisco Gonçalves Rocha, Hélio de Araújo Carvalho Filho, Clésio Coelho Cunha, Antônio Luiz de Almeida Silva, Susi Ponte de Almeida, Roberto Abreu Soares, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva, Marcelo José Amando Libério e Marco Antônio Oliveira.

Na categoria bronze, receberá a medalha o juiz Cristiano Simas pelos 10 anos de dedicação à magistratura.

Na solenidade, será entregue ainda a "Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes" à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Maria Tereza de Assis Moura. A mencionada Medalha presta homenagem a desembargadores, governador, ministros de tribunais superiores, ministros de Estado, senadores e presidente da República.

Completando as homenagens, 24 pessoas serão agraciadas com a "Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo", que é concedida a magistrados, servidores, membros do Ministério Público, advogados, deputados estaduais e federais, serventuários ou outras personalidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento aferido pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do Poder Judiciário.

As indicações dos homenageados que receberão a "Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo" foram feitas pelos desembargadores do TJMA. A referida medalha foi criada pela Lei 2.814, de 4 de dezembro de 1967, e posteriormente regulamentada pelas resoluções nº 8, de 14 de novembro de 1979, e nº 4, de 24 de fevereiro de 1999. Ela cultua a memória daquele que foi o primeiro chanceler do Tribunal da Relação do Maranhão, nome dado a esta Corte, quando de sua instalação em 1813.

Sessão

Com a solenidade de comemoração dos 204 anos de existência do Tribunal de Justiça do Maranhão amanhã, a sessão plenária jurisdicional da Corte que seria realizada na referida data, foi transferida para o dia 22 deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.