Imposto

Quinta parcela do IPTU vence nesta quarta-feira (8)

Este ano, a Prefeitura de São Luís deu aos contribuintes a oportunidade de parcelar o pagamento do IPTU em até seis vezes sem juros

OESTADOMA.COM / com informação da Prefeitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
As datas de vencimento do IPTU 2017 são no quinto dia útil de cada mês.
As datas de vencimento do IPTU 2017 são no quinto dia útil de cada mês. (iptu imperatriz)

SÃO LUÍS - A quinta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2017) vencerá na próxima quarta-feira (8). Os cidadãos que estiverem com parcelas em atraso, deverão atualizar o boleto referente ao tributo no portal eletrônico da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) ou em um dos postos do órgão localizados no prédio sede, na Avenida Kennedy, n° 1455, bairro de Fátima ou no Viva Beira-Mar (antigo Casino Maranhense).

Este ano, a Prefeitura de São Luís deu aos contribuintes a oportunidade de parcelar o pagamento do IPTU em até seis vezes sem juros. Aqueles que, por ventura, perderem o prazo, incidirão sobre o valor da parcela juros e multa de 1% ao mês, sendo que a multa estabiliza em 10%.

Para o secretário municipal da Fazenda, é importante frisar que os cidadãos proprietários de imóveis devem quitar o tributo para que a Prefeitura de São Luís possa permanecer investindo em diversas áreas. "A arrecadação municipal é fundamental para que a atual gestão permaneça cumprindo seu compromisso com a cidade. Este ano, obras como reformas e investimentos em todas as áreas estão sendo entregues aos cidadãos e o total arrecadado com o IPTU é essencial para que estas melhorias continuem acontecendo", enfatizou o titular da Semfaz.

Os cidadãos devem se manter em dia com a cidade quitando o imposto que é revertido em ações de melhorias em toda capital, que vão desde limpeza pública, a asfaltamento de vias, obras em escolas, além de investimentos em iluminação, infraestrutura entre outros.

A servidora pública, Susanny Monteiro, mensalmente tem quitado as parcelas do IPTU e percebe o retorno do pagamento em dia do tributo nas melhorias no bairro em que mora. "No Cohatrac tenho visto o trabalho da Prefeitura. Especialmente a urbanização, com as praças, a instalação de aparelhos de uso público, vias limpas e conservadas", comentou.

De acordo com o Decreto n° 49.218 de 28 de junho de 2017, as datas de vencimento do IPTU 2017 são no quinto dia útil de cada mês.

CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPTU 2017

1° parcela - 14 de julho
2° parcela - 7 de agosto
3° parcela - 11 de setembro
4° parcela - 6 de outubro
5° parcela - 8 de novembro
6° parcela - 7 de dezembro

Formas de pagamento:

Pagamento via carnê
Correntistas BB:

- Terminais de Auto Atendimento;
- Banco Postal;
- Correspondente bancário (Ligeirinho);
- Mobile (Aplicativo);
- Internet;
- Caixa de Autoatendimento BB.

Não correntista:

- Correspondente bancário (Ligeirinho);
- Agência dos Correios (Até R$ 1.500);
- Banco Postal;
- Terminal de Autoatendimento BB (Até R$ 10.000 - com cartão de qualquer outro banco).
Pagamento via Boleto (impresso - internet)
Pode ser pago em qualquer agência, de todos os bancos em qualquer canal de pagamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.