Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
O Gaia Restaurante, já conhecido por ser um dos preferidos das famílias tradicionais maranhenses por sua cozinha elaborada, sob o comando do Chef Lúcio Diniz, tem registrado finais de semanas ainda mais movimentados. No último domingo, foram vistos por lá Amaro Santana Leite e sua Ana Lúcia Albuquerque (foto)
O Gaia Restaurante, já conhecido por ser um dos preferidos das famílias tradicionais maranhenses por sua cozinha elaborada, sob o comando do Chef Lúcio Diniz, tem registrado finais de semanas ainda mais movimentados. No último domingo, foram vistos por lá Amaro Santana Leite e sua Ana Lúcia Albuquerque (foto)
Kércio Sallem e Juliana, no melhor estilo almoço romântico a dois
Kércio Sallem e Juliana, no melhor estilo almoço romântico a dois

204 anos do TJ
Serão dados hoje os retoques finais para a montagem da cerimônia que o Tribunal de Justiça do Maranhão realiza amanhã, às 10h, em comemoração aos seus
204 anos de fundação, com a entrega de medalhas a magistrados, servidores, autoridades e personalidades que contribuíram com a Justiça.
Caberá ao presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, a condução da solenidade na Sala das Sessões Plenárias do TJMA.
Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça – José Joaquim Figueiredo dos Anjos (30 anos de magistratura); Nelma Sarney (30 anos de magistratura); Tyrone Silva (30 anos de magistratura); Jamil Gedeon (20 anos de magistratura); e Paulo Velten (10 anos de magistratura) – receberão a “Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima”, na qualificação ouro.

204 anos do TJ 2
Os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos, Raimundo Moraes Bogéa e Samuel Batista de Souza também receberão a medalha por três décadas de bons serviços prestados à magistratura.
28 juízes que completaram 20 anos de magistratura vão receber a “Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima”,
na categoria prata.
Um dos pontos altos da solenidade será entregue da “Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes” à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Maria Tereza de Assis Moura.

Cantos de Luz
Quando dezembro chegar, o público maranhense terá uma bela surpresa natalina. Na verdade, pouco ou quase nada fora divulgado até agora sobre o espetáculo musical “Em Cantos de Luz”, que reunirá no palco do Teatro Alcione Nazaré, no dia 14, as mais belas vozes maranhenses do canto lírico.
Sem dúvida nenhuma, será uma noite mágica e que terá uma atmosfera típica de fim de ano, quando os corações ficam mais sensíveis, e as luzes, mais intensas.
Nomes como Lívia Correia Berredo, Gerlene Ribeiro, Rose Nogueira, Elayne Pereira, Arleide Louzeiro, Rayssa Monroy,
Fátima do Espírito Santo, Ronaldo Ribeiro, Simão Pedro Amaral, Celso Berredo, entre vários outros.

Contas abertas
A menos de um ano para as eleições, os candidatos ainda não sabem como os partidos vão proceder para ajudá-los na campanha. Sérgio Carneiro, secretário em Feira de Santana e candidato a federal pelo
PV, dá o diagnóstico:
– E seja lá o que Deus quiser. Quem tiver pensando só em internet não se elege.

Mulheres festejam os 3 anos da AME
A Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME), que nos últimos meses tem realizado diversas ações e agregando cada vez mais adeptas, está festejando seus três anos de existência. O grupo começou tímido e tornou-se uma entidade representativa, tendo como uma de suas missões a valorização e o respeito às atividades profissionais. A AME incentiva o empoderamento da mulher empreendedora, tornando as empresas associadas um referencial no cenário econômico do Brasil.

TRIVIAL VARIADO

Candidatos em busca de originalidade podem procurar os agentes que cuidam dos direitos autorais de Tim Maia. Para os jingles de campanha, estão à disposição as composições “Não quero dinheiro, só quero amar”, “Não tem solução” e “Tem Dó”.

A esquerda caviar e a direita escocesa têm um ponto em comum: lamentam o aumento do dólar.

A seleta lista das dez escolas que estão no topo das melhores notas do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, não inclui nenhum estabelecimento público ou
particular do Maranhão.

As candidaturas de Luciana Genro e Manuela d’Ávila significam a garantia de que a campanha presidencial não terá um minuto de monotonia.

O último ano de governos costuma dar oportunidade às aves de arribação. Com a temperatura caindo, vão em busca de áreas mais promissoras na eleição seguinte.

Levantamento mostra que diminuiu o número de mágicos profissionais no Maranhão. Devem ter se transferido para a política, levando as cartolas.

Nenhum maranhense ente os 96 finalistas do 12º Prêmio Itaú-Unicef, divulgado no fim de semana.

Em 1938, uma lei autorizou os nazistas a confiscar o que Hitler qualificava como “arte degenerada”.
A maioria, quadros e esculturas modernistas. Hoje, muitas delas valem milhões e são disputadas por
museus e colecionadores.

DE RELANCE

Natal mais otimista
As vitrines já estão aí para lembrar: falta pouco mais de um mês para o Natal. Dados os sinais de reação, ainda que ambivalentes, há grande expectativa para as vendas na data. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas 15% dos empresários brasileiros já contrataram ou vão contratar mão de obra extra, resultando em 32,2 mil novas vagas neste trimestre.

Natal mais otimista 2
Entre os que vão reforçar o quadro durante as festas natalinas, a média será de duas contratações com durabilidade de três meses e meio. Além disso, 29% dos empresários que irão contratar temporários admitem que podem efetivá-los. O perfil procurado pelos lojistas é de pessoas do sexo feminino (52%), com até 34 anos (55%), ensino médio completo (44%) e experiência anterior na área (44%). A média salarial é de 1,5 salários mínimos. As vagas são principalmente para vendedor (51%) e balconista (15%). Em São Luís, a maioria dos varejistas espera melhora nas vendas em relação ao mesmo período de 2016

MBA em Marabá
O professor Péricles Rocha tem conduzido com maestria a segunda turma do MBA em Engenharia de Manutenção em Marabá, na região metropolitana do Estado do Pará, que é um dos braços da Faculdade de Negócios Faene, com sede em São Luís, e que tem filiais também em Imperatriz e Parauapebas. Enquanto isso, a semana segue movimentada na capital, sob o comando do professor, consultor e palestrante Ricardo André Carreira.

Pausa estratégica
A convenção nacional do PMDB, marcada para amanhã, foi adiada. O presidente Romero Jucá alega que precisa de tempo para organização interna e reestruturação programática com as novas bandeiras, que serão aprovadas. Quando a tarefa estiver concluída, a convenção se realizará e o partido voltará a se chamar MDB. Resumo: como diz o ditado, na época de muda passarinho não pia.

Lista para punir infiéis
O governo prepara a lista de demissões de cargos de confiança do segundo e terceiro escalões, para publicação na edição de hoje do Diário Oficial da União. A lista contém CCs, afilhados dos deputados chamados de infiéis, que votaram, no último dia 25, contra a orientação da base do governo, no exame da denúncia encaminhada pela Procuradoria-Geral da República à Câmara dos Deputados. A lista deverá conter
alguns cargos federais do Maranhão.

Menores infratores
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados deve votar nesta semana a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente que amplia de três para até dez
anos o prazo máximo de internação de menores, no caso em que a infração levar à morte da vítima. Para receber essa punição, deve ficar comprovado
que o menor teve a intenção de matar.

Hashtag mar de almirante
Não importa a condição econômica ou política. A vidinha do sistema financeiro é sempre a mesma, navegando, sem fazer força, em mar de almirante. O lucro dos três maiores bancos em operação no Brasil este ano e até setembro, soma mais de R$ 34 bilhões. Esses não gritam #foratemer. O negócio deles é #deixatudocomoestá. Resumindo: #semelhorarestraga.

Desafio
A discussão sobre o tema da redação do Enem é importante. Mas, numa correção justa, deveria ser avaliada, em primeiro lugar, a forma como o candidato estrutura suas ideias. O conhecimento profundo sobre o assunto discutido, muitas vezes, não é o mais relevante.

Para escrever na pedra:
“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas”. Dizia Confúcio, o pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.