Acidentes

Trânsito já matou 92 pessoas este ano na Região Metropolitana

Os dados são de janeiro a outubro de 2017 e já superam em 40% o número de casos similares do ano passado, de acordo com registros da Secretaria de Estado da Segurança Pública

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Acidentes  no trânsito causaram a morte de 92 pessoas na Região Metropolitana de São Luís
Acidentes no trânsito causaram a morte de 92 pessoas na Região Metropolitana de São Luís (Acidente trânsito)

SÃO LUÍS - Dos acidentes com mortes registrados este ano pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), 92 delas aconteceram na Região Metropolitana de São Luís. Os dados são de janeiro a outubro deste ano e já superam em 40% o número de casos similares em 2016.

Os números do mesmo período em 2016 totalizaram 65 mortes no trânsito. Os meses de julho e agosto foram os que apresentaram maior número de casos de mortes, com 10 casos registrados em cada um dos meses.

Já este ano, o maior número de casos se concentrou no mês de outubro: 18 acidentes com vítimas fatais em toda a Grande Ilha, tendo um aumento de 77,7% em relação ao mesmo mês em 2016 com apenas 4 acidentes com morte.

Os dados deste ano divulgados pela SSP-MA revelam que 73,6% dos casos aconteceram somente em São Luís (67 mortes). Nos demais municípios da Ilha, os dados apontam um total de 13,18% dos casos em São José de Ribamar e a mesma porcentagem em Paço do Lumiar, que tiveram 12 mortes cada. O município de Raposa registrou apenas 1 caso.

Considerando o número de acidentes deste ano em relação ao ano de 2015, que contabilizou 58 mortes, o aumento foi de 56,9%. Naquele ano, o mês de julho - das férias escolares - foi o que registrou mais acidentes, 12 no total.

Causas

De acordo com o coordenador da campanha SOS Vida da Maçonaria do Maranhão, Lourival Cunha, o aumento no número de casos é atribuído à falta de atuação do poder público no que se refere à educação no trânsito. “Nós entendemos que três fatores tornam um trânsito seguro: fiscalização com punições, infraestrutura de qualidade e educação no trânsito. Quando um desses deixa de funcionar, os números desses acidentes começam a assustar”, disse.

Lourival Cunha disse ainda que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a educação do trânsito precisa ser levada aos cidadãos desde o Ensino Fundamental. “Nós percebemos que é muito importante que, desde crianças, nossos cidadãos passem pelo processo de orientação quanto ao modo que eles devem atuar no trânsito. Uma sociedade que recebe educação de trânsito desde cedo faz com que muitos desses casos sejam evitados. Mas o poder público precisa investir nisso”, concluiu.

Nós entendemos que três fatores tornam um trânsito seguro: fiscalização com punições, infraestrutura de qualidade e educação no trânsito. Quando um desses deixa de funcionar, os números desses acidentes começam assustarLourival Cunha, coordenador da campanha SOS Vida da Maçonaria do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.