Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
A SEMPRE elegante ex-primeira dama do Estado, Dona Eline Barros Murad foi presença de grande charme no almoço árabe de sexta-feira, na Caves Gourmet, acompanhada da filha Maria Eugênia e da neta Luciana Sarney Murad, advogada no Rio de Janeiro, onde reside
A SEMPRE elegante ex-primeira dama do Estado, Dona Eline Barros Murad foi presença de grande charme no almoço árabe de sexta-feira, na Caves Gourmet, acompanhada da filha Maria Eugênia e da neta Luciana Sarney Murad, advogada no Rio de Janeiro, onde reside
A ORDEM dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) e a Escola Superior da Advocacia (ESA) concederam, recentemente, a medalha Professor José Maria Ramos Martins a dez renomados professores das Universidades e Faculdades do ensino do Direito de São Luís, e entre os homenageados, estava o professor do curso de Direito do Instituto Florence, Miguel Ribeiro Pereira (foto)
A ORDEM dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) e a Escola Superior da Advocacia (ESA) concederam, recentemente, a medalha Professor José Maria Ramos Martins a dez renomados professores das Universidades e Faculdades do ensino do Direito de São Luís, e entre os homenageados, estava o professor do curso de Direito do Instituto Florence, Miguel Ribeiro Pereira (foto)

Saudade
Temos pessoas que são exemplos de vida, deixando, quando partem, um exemplo de dedicação à família e aos amigos.
Assim foi a senhora Vitória Libério, viúva do ex-prefeito de São Luís, José Ateniense Libério.
Eles formaram um casal feliz e perfeito na soma de suas diferenças de temperamento, mas totalmente unidos no amor mútuo e aos filhos.
Depois que ficou viúva, Dona Vitória se manteve em nosso meio como uma figura inesquecível, que continuará sendo muito querida pelos incontáveis amigos.
O desaparecimento dela, na última sexta-feira, abre uma lacuna muito difícil de ser preenchida na família, nos amigos, na sociedade maranhense.
Deixa muita saudade.

Salão de Turismo
Vem aí o Salão de Turismo, evento a ser realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Convenções de São Luís.
O evento reunirá empresários do segmento, acadêmicos, professores, pesquisadores da área e interessados na temática.
Em paralelo, acontecerá a Expoindústria Maranhão, aumentando o alcance do público para essa edição.
Este ano, as novidades ficam por conta das atividades voltadas para o desenvolvimento de empresas, divulgação de novos conteúdos e serviços para fortalecer iniciativas que já estão no mercado.
Os participantes também terão acesso a cursos, palestras, oficinas e workshops que o Senac oferecerá gratuitamente.

Semana do Teatro
Divulgada a lista de selecionados para a XII Semana do Teatro no Maranhão, que já está disponível no site do Teatro Arthur Azevedo.
Foram mais de 100 inscrições para espetáculos nacionais, locais, para Mostra Josué Montello e oficinas.
A seleção foi feita pela curadoria composta pelo diretor artístico do Teatro Arthur Azevedo, Ivaldo Júnior, juntamente com o produtor cultural André Lobão e o ator e professor de teatro Luiz Pazzini.
Os critérios para a escolha foram: relevância artística, teatralidade e performance, diversidade de linguagens e originalidade da encenação, além da temática para oficinas.

Dor inominável
O assassinato da menina Alanna Ludmila, de dez anos, ocorrido na última semana, em Paço do Lumiar, é um crime tão hediondo e repugnante, que desconcerta as mais firmes convicções humanitárias.
Como pode um ser humano cometer tal atrocidade? Que diabólico instinto leva alguém a perpetrar semelhante barbárie? Que tipo de justiça se pode fazer diante de uma monstruosidade dessas? Como podemos deixar nossas crianças tão desprotegidas?
Enquanto não encontrarmos respostas satisfatórias para essas perguntas, teremos que compartilhar com os familiares da pequena Alanna a dor inominável da sua perda.

Roberta Miranda na Tom Music
Marcado como um dos discos mais bonitos dos últimos tempos da música sertaneja, o excelente DVD dos 30 anos de carreira da cantora Roberta Miranda reuniu as maiores estrelas da música brasileira da atualidade, entre elas, Marília Mendonça. Roberta Miranda é uma das cantoras mais queridas do Brasil e no próximo sábado ela estará em São Luís, para fazer um grande show na casa de espetáculos Tom Music, no Turu.

TRIVIAL VARIADO
O feriadão em Barreirinhas contou com a presença, na pousada Porto Preguiças, do dono do famoso restaurante A Bela Sintra, de São Paulo, o português Carlos Bettencourt.

Em tempo: o casal que regressou a SP nesta madrugada, veio a convite de Pedro Maranhão e Patrícia. Aliás, Rosimar e José Carlos Salgueiro se integraram ao grupo e ontem fizeram a despedida com jantar no restaurante Cabana do Sol.

Espaços culturais do Rio de Janeiro, como o Circo Voador e Escola de Artes Visuais do Parque Laje, tornaram-se palcos de espetáculos de dança contemporânea que fazem parte do Festival Panorama.

Tramita no Senado projeto de lei que pretende determinar que a chamada telefônica de qualquer vendedor de produtos e serviços só poderá ser feita se o consumidor, por iniciativa própria, autorizar antes.

A propósito: será uma lei de difícil aplicação, mas atender o dia inteiro ofertas que não interessam passa dos limites.

A cada começo de ano eleitoral, muitos candidatos se preparam para pregar a farsa da tranquilidade e da leviandade tapeadora.

O sonho do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é propor novamente a cobrança da CPMF. Se não houver a comprovação de que os valores arrecadados serão direcionados à saúde pública, nem adianta encaminhar o projeto.

Candidatos em busca de originalidade podem procurar os agentes que cuidam dos direitos autorais de Tim Maia. Para os jingles de campanha, estão à disposição as composições “Não quero dinheiro, só quero amar”, “Não tem solução” e “Tem Dó”.

A esquerda caviar e a direita escocesa têm um ponto em comum: lamentam o aumento do dólar.

DE RELANCE

Redação do Enem
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira etapa de provas foi realizada ontem, surpreendeu muita gente: “Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Na verdade, é um tema que até poderia parecer óbvio. Afinal, pela primeira vez, o Enem teve vídeoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Redação do Enem 2
O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 6,7 milhões de candidatos em todo o país. Muito simples: o tema seguiu a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Curso em Curitiba
O psicanalista e psicoterapeuta maranhense Fabiano Goes prepara-se para ministrar mais um curso presencial fora do Maranhão. Desta vez, em Curitiba, onde ele abordará o tema “Hiper Performance Comportamental: Coaching para uma vida em abundância”. Fabiano Goes, aliás, é um dos profissionais maranhenses mais requisitados nessa área, inclusive por pessoas que moram em outros estados e países. Tornou-se conhecido até nos Estados Unidos, onde já ministrou cursos especiais, graças ao poder de disseminação de informações de canais como o Youtube.

Atletas vitoriosos
Atletas maranhenses da natação acabam de conquistar medalhas de bronze, prata e ouro no Campeonato Brasileiro Master de Natação, realizado em Curitiba. Vinícius Lopes, Diego Lorêdo e Arthur Silva obtiveram ótimos resultados. Vinícius arrebatou ouro nos 100m borboleta, prata nos 50m borboleta e prata nos 100m peito. Já Arthur Silva conquistou prata nos 200m medley e bronze nos 100m borboleta. Diego Lorêdo, por sua vez, recebeu duas medalhas de ouro, sendo uma nos 200m costas e outra nos 50m costas.

Mais aumento
As refinarias aumentaram os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg. O aumento é de 4,5%, em média. A causa principal do reajuste é a alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte. A variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

O projeto de Doria murchou
Grupo de empresários maranhenses esteve em SP, recentemente, retornou de lá com esta impressão: o projeto do prefeito João Doria de se candidatar a presidente da República pelo PSDB foi por água abaixo. Sua bola murchou, repentinamente, e as preferências convergem agora para o governador Geraldo Alckmin.

O drama e a inércia
A cada seis meses, ressurge a notícia: a maioria dos estados gasta mais do que a lei permite com pessoal. É fato requentado que não provoca reações. Prejuízos da crise são muitos: diminuição na prestação de serviços, falta de recursos para obras, além de atrasos nos pagamentos de funcionários e fornecedores de produtos. Se não tornar o assunto principal na próxima campanha eleitoral, caberá fechar para balanço.

Que não demore
O projeto de reforma do Código Penal será tema de audiência pública, nesta segunda-feira, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Não é preciso muito discurso. Basta que atenue a impunidade que atemoriza cada vez mais a população. O texto, ainda que tenham ocorrido modificações, é de 1940. O país mudou.

Tiroteio pesado
A convenção nacional do PSDB está distante, mas até sua realização, a 9 de dezembro, muita munição será acumulada no arsenal. De um lado, ficam deputados federais que apoiam o governo Temer. De outro, o grupo liderado pelo presidente Tasso Jereissati, favorável ao rompimento que ataca forte: “O PSDB desses caras não é o meu PSDB.”

Para escrever na pedra:
“Não é a infidelidade, ou a separação, que azedam o amor, é a indiferença”. Do cronista Paulo Francis, que durante muitos anos montou a sua tribuna Nova York.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.