Enem 2017

Mais da metade de candidatos do Enem é do sexo feminino no MA

Aplicação do certame começará neste domingo, 5; de acordo com os organizadores, este ano as provas terão início às 13h30, horário de Brasília

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o grau de conhecimento do estudante que objetiva uma vaga no ensino superior, serão aplicadas a partir deste domingo, 5, no Maranhão, para 286.075 candidatos habilitados, deste total, 59,8% são mulheres e 40,2% dos candidatos no estado são homens. De acordo com os organizadores, este ano as provas terão início às 13h30 (horário de Brasília). Ou seja, por causa do horário de verão e pelo fato do território maranhense não ter sido incluído no horário alternativo do país, o Enem no estado começará uma hora antes, às 12h30. A segunda parte do Enem acontecerá no próximo domingo, 12, no mesmo horário.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no total, 7.603.290 pessoas se inscreveram para responder às provas do Enem este ano, número considerado positivo pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Inep, 1.725 cidades brasileiras terão provas do Enem. No Maranhão, serão 79 cidades que sediarão o certame. A capital, São Luís, com 101 mil inscrições é a líder no quesito no estado.

Ainda segundo dados do MEC, serão disponibilizados 12.416 locais de prova no país, sendo 800 somente no território maranhense. De acordo com o Inep, neste domingo, 5, as provas terão duração de cinco horas e meia e os candidatos serão submetidos aos testes nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação. No domingo seguinte, serão distribuídas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Mais mulheres
Do total de participantes no Maranhão, a maioria (59,8%) será constituída por mulheres. Apenas 40,2% dos candidatos no estado são do sexo masculino. Ainda segundo o Inep, em relação à situação de ensino, 67,3% dos candidatos já concluíram o Ensino Médio; 22,7% concluirão este ano; e 9,5% dos estudantes concluirão após 2017 e serão os chamados “treineiros”, ou seja, usarão o Enem como avaliação unicamente pessoal. Outro 0,5% de candidatos não teve perfil revelado.

Ainda segundo o levantamento do Inep, dos candidatos do Maranhão, mais da metade (59,5%) foi isenta do pagamento da taxa de inscrição. Outros 20,6% obtiveram gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública. Apenas 19,9% dos participantes do estado são pagantes.

A maioria dos candidatos no Maranhão está incluída na faixa etária entre 21 e 30 anos de idade (96.382 pessoas), seguida por entre 31 e 59 anos (37.466 pessoas). Cerca de 7.074 pessoas menores de 16 anos estão habilitadas para as provas no estado e outras 285 pessoas maiores de 60 anos de idade deverão fazer o exame no Maranhão.

LEIA TAMBÉM:

Segurança reforçada e trânsito disciplinado por causa do Enem

Atendimento especial
Conforme o Inep, foram aprovadas em todo o país 41.284 solicitações de Atendimento Especializado. Deste total, 1.235 somente no Maranhão. A maioria dos casos é de deficiência física; baixa visão; déficit de atenção e deficiência auditiva.

Outras opções de atendimento especializado são para participantes que comprovaram, por meio de laudos, ter autismo, cegueira, deficiência auditiva, deficiência intelectual (mental), discalculia (transtorno de aprendizagem), dislexia (perturbação na aprendizagem da leitura), surdez, cegueira e visão monocular.

Cursinhos
Na antevéspera da prova, os cursinhos preparatórios da capital maranhense estiveram, em sua maioria, lotados. Candidatos de diferentes perfis, com histórias variadas seguiam atentos às aulas e lado a lado com o mesmo sonho: a aprovação no ensino superior. “Estou muito ansiosa, mesmo sabendo que será o meu sétimo Enem”, confessou a candidata Janaína Gonçalves, que sonha com uma vaga no curso de Engenharia Civil.

A estudante Nelcidene Ribeiro fará o Enem pela primeira vez. Para ela, a falta de experiência não será um empecilho. “Não penso sinceramente que terei desvantagem. Estou bem preparada e me dediquei ao máximo nos últimos oito meses somente neste projeto”, disse.

O Enem também é uma chance de recomeço, especialmente para quem perdeu espaço no mercado de trabalho. É o caso do ex-metalúrgico e atualmente desempregado, Francisco Carlos Costa. Com 58 anos de idade, sendo 28 deles trabalhando, ele decidiu voltar a estudar e fará o seu primeiro exame. “Conto com o apoio da esposa e filhos. Nunca tive um curso superior e esta será a minha chance”, disse.

SAIBA MAIS

Além do conhecimento, é importante que o (a) candidato (a) atente a algumas dicas que, se bem seguidas, são fundamentais para a aprovação. Uma delas é respeitar as horas de descanso antes da avaliação. Outra dica é programar a prova a partir do tempo disponível. “Sempre é importante fazer uma revisão dos assuntos que você tem mais dificuldade”, disse o professor de Geografia, Hilton Franco. Ele também deu dicas de temas que podem estar nas provas objetivas e redação. “A Revolução Russa, por exemplo, que este ano completou 100 anos e temas relativos ao meio ambiente são favoritos para estarem na prova”, disse.

Redação

No caso da redação, é importante ter o domínio da norma culta e se atentar ao tema proposto no exame. Uma redação em bom nível técnico, mas fora do assunto proposto deverá ser mal avaliada pelos examinadores, enquanto que um texto curto, simples, objetivo e que esteja no tema proposto tem mais chances de sucesso. Outra dica é reservar um tempo compatível para a produção da redação. Em geral, os especialistas sugerem até uma hora para que o estudante elabore o texto.

DICAS PARA FAZER UMA BOA PROVA

Fazer uma boa revisão na véspera
Planejar a resolução da prova por disciplina
Dividir corretamente o tempo para resolução de cada questão
Respeitar o corpo e descansar quando necessário
Levar um alimento
Entre uma questão e outra, fazer um alongamento

NÚMEROS
12.416
locais de prova no país
1.725 cidades terão provas do Enem
800 locais de prova do Enem em todo o Maranhão
3.500 policiais militares farão a segurança durante as provas do Enem no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.