Rocha pressiona

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

O senador Roberto Rocha (PSDB) pegou de surpresa os comunistas do Maranhão na quarta-feira, 1º.
Alvo de vigorosos ataques depois de denunciar, na terça-feira, 31, que o governador Flávio Dino (PCdoB) teria sido um dos beneficiários de propina da JBS nas eleições de 2014 - mas fora protegido por aliados na Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da Lava Jato -, o tucano não recuou, como esperavam os aliados do chefe do Executivo.
Pelo contrário, foi à tribuna do Senado, reafirmou tudo o que havia dito durante audiência da CPMI da JBS. E mais: garantiu que a comissão investigará as relações entre a JBS, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o governador do Maranhão.
- Não se trata de 15, 16, 17 ou 1.800 e tantos [governadores], como disse o senhor Ricardo Saud. O que se trata aqui é de uma delação que foi feita supostamente por um ex-procurador da República, que era o braço direito de um procurador, irmão do governador [Flávio Dino], e tinha como fiel amigo um advogado que foi preso em São Luís do Maranhão. Então, nós não podemos desconhecer essas relações -, destacou.
No Maranhão, os governistas não se preocuparam muito em tentar explicar a denúncia. Numa estratégia já conhecida pelas bandas de cá, preferiram apenas desferir impropérios contra o senador.
Nenhum deles respondido pelo parlamentar.

Falando nisso...
Uma nota publicada ontem no Estadão deixou de orelha em pé os aliados do governador Flávio Dino (PCdoB).
Segundo a publicação, depois de ficar calado na CPMI da JBS, o executivo Ricardo Saud falou poucas e boas, em off, aos membros da comissão.
E uma das revelações foi a de que tem mais a falar sobre a propina paga a políticos nas últimas eleições.

Ex-aluno
A CPMI da JBS, que investiga corrupção na empresa do grupo J&F, decidiu convocar para depor Eduardo Pelella, ex-chefe de gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A informação é do jornalista Marco D’Eça, editor de Política de O Estado.
Pelella é procurador da República e discípulo do também procurador Nicolao Dino, irmão do governador Flávio Dino (PCdoB) – de quem foi aluno na UFMA. Ele já havia sido convidado a depor, mas ignorou o convite, o que levou a sua convocação.

Quadra
O vereador Marcial Lima (PEN) atendeu a uma solicitação antiga dos moradores do Filipinho e entregou na terça-feira, 31, a quadra do bairro reformada para a comunidade.
Em seu discurso, o vereador destacou a importância do espaço de lazer, que será utilizado pela comunidade para atividades esportivas voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos.
- A quadra é um espaço importante para o desenvolvimento de prática esportiva e, também, um lugar de lazer no dia a dia de uma comunidade -, afirmou Marcial Lima.

Oportunismo
A confirmação da adesão do ex-prefeito Ildon Marques (PSB), de Imperatriz, ao grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), foi alvo de críticas.
A principal delas diz respeito à incoerência dos comunistas maranhenses – ou ao oportunismo.
Há não muito tempo, Ildon era visto apenas como o “ex-interventor” de Imperatriz, sem qualquer marca de gestão. Agora que reza a cartilha, é “grande gestor”, e até indica nomes para o governo.

Irresponsabilidade
Foi de indignação a reação de Jaciane Pereira, mãe da pequena Alanna Ludmilla - desaparecida desde a tarde de quarta-feira, 1° -, diante de boatos sobre o caso.
Desde a manhã de ontem, começaram a surgir informações sobre a suposta localização da garota. Sem qualquer apuração, alguns blogueiros publicaram a notícia, que viralizou.
Em entrevista, a mãe fez um apelo: - Parem de mentira! Estão dizendo que foi encontrada. Isso dificulta, isso prejudica encontrar minha filha. Gente, para com isso.

Cassação
Tramita na Câmara Municipal de Pinheiro um pedido de cassação do prefeito da cidade, Luciano Genésio (Avante).
O pedido fora protocolado por alguns moradores da cidade, entre eles o suplente de vereador Osmar Pacheco.
A denúncia é de nepotismo e de nomeação de funcionários fantasmas, o que ficou comprovado após o lançamento do Portal da Transparência Municipal.

DE OLHO

R$ 1,170 milhão é quanto a SES já pagou pelo “aluguel camarada” da Clínica Eldorado.

E MAIS

• A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) ampliou recentemente o ritmo das reuniões políticas com lideranças do interior do Maranhão.

• A PEC da Emenda Impositiva deve finalmente ser apreciada pela CCJ após o feriado prolongado.

• Novembro deve marcar a divulgação de pelo menos duas novas pesquisas eleitorais de nível estadual: uma do Escutec, outra contratada pelo deputado Waldir Maranhão (Avante).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.