Saúde pública

Novembro terá mais ações de limpeza e combate ao Aedes

O trabalho é executado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e pela Semus, por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
No Cohatrac, além dos entulhos, foram recolhidos pneus em todas as borracharias que foram visitadas
No Cohatrac, além dos entulhos, foram recolhidos pneus em todas as borracharias que foram visitadas (pneus)

SÃO LUÍS - Durante o mês de novembro, a Prefeitura de São Luís intensificará o trabalho de limpeza urbana e combate ao mosquito Aedes aegypti com ações nos bairros Camboa e Liberdade, que recebem ações do Bota Fora. O bairro Caratatiua também será alvo de uma grande ação, fruto de parceira entre a gestão municipal e a população, que resultará na limpeza de toda a área, com a presença de agentes de limpeza com serviços de capina, varrição, coleta seletiva e remoções manual e mecanizada.

O trabalho é executado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. O objetivo é combater as cha­madas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos - como a dengue, febre chikungunya e zika vírus -, e ainda intensificar as ações de limpeza urbana por meio de coleta porta a porta e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Na última semana, a Prefeitura levou ações do Bota Fora aos bairros Cohatrac I, II, III, IV e V. A ação foi a segunda de uma sequência que em novembro mobilizará os bairros Camboa e Liberdade, que reúnem uma população de mais de 23 mil habitantes e um universo de mais de seis mil casas.

Estas são ações já executadas diariamente pela Prefeitura de São Luís, mas que durante o Bota Fora são intensificadas para atender a um bairro em específico. “Temos ações estratégicas para cada período do ano, mas durante a estiagem temos a oportunidade de prevenir problemas que surgirão quan­do as chuvas começarem a cair. Se a gente eliminar os focos do mosquito desde já, ele nem chega a nascer quando a chuva passar", afirmou o coordenador municipal de Controle às Arboviroses, Pedro Tavares.

No Cohatrac, agentes de controle de arboviroses visitaram ruas e avenidas dos bairros com atividades de nebulização espacial com o carro fumacê. A Vigilância Sanitária também fez a colocação do "Selo Legal" em estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção.

Agentes de controle de limpeza urbana fizeram visitas às residências para a coleta de resíduos volumosos para os moradores e entulhos, como restos de construção civil.

SAIBA MAIS

O Bota Fora não é a única ação de limpeza que a Prefeitura de São Luís tem realizado. Ainda em novembro, o bairro Caratatiua receberá uma ação semelhante à que foi feita no Residencial Pinheiros I e II, que recebeu em um único sábado mais de 100 agentes de limpeza com serviços de capina, varrição, coleta seletiva e remoções manual e mecanizada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.