Culto

Sola Gracia: 500 anos da Reforma Protestante

Centenas de fiéis participaram ontem das comemorações de 500 anos da reforma iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha

Por Patrícia Godinho, Jornalista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Solenidade na Primeira Igreja Presbiteriana Independente
Solenidade na Primeira Igreja Presbiteriana Independente (Solenidade na Primeira Igreja Presbiteriana Independente)

SÃO LUÍS - Um encontro festivo marcou o 5° centenário da Reforma Protestante em São Luís na noite de ontem,31. A Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro, recebeu centenas de fiéis para celebrar a herança do movimento histórico que começou quando Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O ato marcou o inicio do movimento que acabou criando o Protestantismo, com seguidores espalhados pelo mundo.

Logo na abertura do culto, um coral cantou o hino "Castelo Forte", composto por Martinho Lutero em meio às disputas eclesiásticas, por volta de 1521. Músicos da Igreja Congregacional de São Luís também tocaram canções que exaltaram a força da reforma e lembraram os fiéis do compromisso de seguirem sendo reformados pela fé em Cristo e assim reformarem a Igreja.

Um ponto alto da celebração foi a reflexão bíblica em torno da data. O Pastor Valdir Mariano, que também é Mestre em Ciências Sociais, falou sobre as grandes transformações que ocorreram no mundo e a importância da Igreja manter sua identidade.

A mensagem foi seguida da Eucaristia, momento em que os presentes repartiram pão e vinho em memória de Cristo reafirmando o pacto de comunhão de fé e prática. E a uma só voz presbiterianos, luteranos, congregacionais e batistas cantaram mais uma vez o hino "Castelo Forte" a plenos pulmões afirmando ali a confissão de seguirem a Cristo como único sacerdote que é, e como atesta o centro da argumentação de Lutero, a convicção de que a humanidade só alcança a salvação Sola Gracia (Somente pela Graça) mediante a fé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.