Economia

Reajuste na mensalidade escolar: 4 passos para organizar as finanças

Conheça o valor mensal exato a ser pago no próximo ano. Assim pode traçar um planejamento financeiro para 2018

O Estado online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Economia)

BRASIL - Muitas famílias se perguntam como lidar com o reajuste da mensalidade escolar de seus filhos. Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista, orienta que essa não deve ser considerada uma despesa, e sim um investimento para o futuro.

“Mesmo que altos, esses valores devem ser priorizados no orçamento. A família pode diminuir ou cortar outras despesas, menos importantes e muitas vezes supérfluas, para garantir a continuidade dos estudos de qualidade”, diz.

Veja 4 passos para adaptar o orçamento:

1 - Faça um diagnóstico financeiro

É importante que a família faça um diagnóstico financeiro para saber em qual situação se encontram. Se for de endividamento ou inadimplência, é hora de rever todos os gastos para priorizar a continuidade dos filhos na escola.

2 - Reduza gastos

Com o diagnóstico financeiro em mãos, veja quais gastos pode reduzir ou eliminar para priorizar o pagamento da mensalidade escolar sem comprometer as finanças da família. O diagnóstico financeiro irá gerar consciência de seu estilo de vida e padrão de consumo, para que possa mudar o comportamento e cortar gastos desnecessários.

3 - Saiba o quanto irá pagar

Conheça o valor mensal exato a ser pago no próximo ano. Assim pode traçar um planejamento financeiro para 2018, considerando o valor reajustado da matrícula. Neste planejamento, é importante considerar também as despesas intrínsecas à rotina escolar, como uniforme, lanche, material, eventuais passeios, transporte, etc.

4 - Negocie, se preciso

Se preciso, é recomendável marcar uma reunião com o diretor, explicando a situação. Pode ser que consiga uma bolsa, um desconto, mesmo que temporário, a isenção da matrícula ou mesmo uma condição especial para pagar as mensalidades. Tudo para garantir um estudo de qualidade às crianças.

Considere também os diferenciais que a escola oferece para a educação de seus filhos, como por exemplo a educação financeira em sala de aula. Este tem sido considerado o melhor caminho para que esta nova geração tenha um comportamento sustentável em relação às finanças, sendo menos endividada e inadimplente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.